15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cores

1. Pintura com Cores Primárias

Uma atividade clássica que envolve a utilização de tintas nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo). Os alunos podem explorar a mistura dessas cores para criar novas tonalidades, desenvolvendo habilidades motoras e a compreensão das relações entre as cores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a experimentação de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Caça às Cores na Natureza

Os alunos são convidados a realizar uma caminhada ao ar livre para observar e coletar elementos da natureza que representem diferentes cores. Após a coleta, eles podem criar um mural ou um álbum de fotos, promovendo a observação e a apreciação do meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI01, que incentiva a observação e a descrição de fenômenos naturais.

3. Jogo das Cores

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar ao responder perguntas sobre cores e suas combinações. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e a interação entre os alunos, além de reforçar o conhecimento sobre a teoria das cores. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a criação e o jogo de regras.

4. Experiência com Luz e Cores

Utilizando prismas ou CDs, os alunos podem explorar como a luz branca se decompõe em várias cores. Essa atividade prática permite que eles compreendam conceitos de física e óptica de maneira visual e interativa. A habilidade BNCC EF02CI02 é atendida, pois envolve a investigação de fenômenos relacionados à luz.

5. Criação de um Livro de Cores

Cada aluno pode criar uma página de um livro ilustrado que represente uma cor específica, utilizando recortes, desenhos e colagens. Ao final, as páginas podem ser unidas para formar um livro coletivo. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da produção de diferentes tipos de textos.

6. A Música das Cores

Os alunos podem associar diferentes cores a músicas ou sons, criando uma apresentação onde cada cor é representada por uma canção. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção auditiva, além de promover a interdisciplinaridade entre arte e música. A habilidade BNCC EF15AR04 é contemplada, pois envolve a criação e a interpretação musical.

7. Experiência de Cores com Alimentos

Utilizando frutas e vegetais, os alunos podem explorar as cores e suas combinações, além de aprender sobre nutrição. Eles podem criar saladas coloridas ou sucos, promovendo a alimentação saudável. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a relação entre os seres vivos e seu ambiente.

8. Teatro das Cores

Os alunos podem criar pequenas peças teatrais onde cada personagem representa uma cor. Através do teatro, eles podem explorar emoções e significados associados a cada cor, desenvolvendo habilidades de expressão e comunicação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

9. Experiência de Cores com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis, explorando a combinação de cores e texturas. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR06, que trata da valorização da diversidade cultural e ambiental.

10. Mapa das Cores do Mundo

Os alunos podem criar um mapa-múndi onde cada país é representado por uma cor que simboliza sua cultura ou características naturais. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, alinhando-se à habilidade BNCC EF15HG01, que aborda a diversidade cultural e geográfica do Brasil e do mundo.