15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cordel

1. Criação de Cordéis Coletivos

Os alunos podem se reunir em grupos para criar um cordel coletivo. Cada grupo ficará responsável por uma estrofe, que deve seguir a estrutura tradicional do cordel, com rimas e métrica. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem temas relevantes para a sua realidade. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Análise de Cordéis Clássicos

Os alunos devem escolher um cordel clássico e realizar uma análise crítica, identificando elementos como tema, personagens e estrutura. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de interpretação e análise literária. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Ilustração de Cordéis

Após a leitura de um cordel, os alunos podem criar ilustrações que representem as cenas descritas na obra. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação visual do texto. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

4. Apresentação Oral de Cordéis

Os alunos podem escolher um cordel para apresentar oralmente para a turma, utilizando entonação e expressões faciais. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

5. Criação de Cordéis Temáticos

Os alunos podem criar cordéis sobre temas específicos, como meio ambiente, saúde ou cultura local. Essa atividade promove a pesquisa e a reflexão sobre questões sociais importantes. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

6. Debate sobre Temas de Cordéis

Após a leitura de cordéis que abordam temas polêmicos, os alunos podem participar de um debate, expressando suas opiniões e argumentos. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

7. Produção de Cordéis em Duplas

Os alunos podem trabalhar em duplas para criar um cordel, incentivando a troca de ideias e a construção conjunta do texto. Essa atividade fortalece a habilidade de trabalhar em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

8. Pesquisa sobre a História do Cordel

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história do cordel no Brasil, suas origens e evolução. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento sobre a cultura brasileira. Habilidade BNCC: (EF15HI01).

9. Criação de Cordéis Digitais

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar cordéis em formato digital, explorando recursos multimídia. Essa atividade integra tecnologia e literatura, estimulando a inovação. Habilidade BNCC: (EF15ET01).

10. Jogo de Rimas com Cordéis

Os alunos podem participar de um jogo de rimas, onde devem completar versos de cordéis conhecidos. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar a estrutura poética do cordel. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

11. Criação de Cordéis em Formato de Podcast

Os alunos podem gravar um podcast onde leem seus cordéis e comentam sobre o processo de criação. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

12. Estudo de Autores de Cordel

Os alunos podem pesquisar sobre autores famosos de cordéis e suas obras, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade enriquece o conhecimento literário e cultural. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

13. Criação de Cordéis em Grupo com Temas Locais

Os alunos podem criar cordéis que abordem histórias e personagens locais, promovendo a valorização da cultura regional. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

14. Análise de Cordéis em Diferentes Mídias

Os alunos podem comparar cordéis impressos com suas versões digitais ou audiovisuais, discutindo as diferenças e semelhanças. Essa atividade promove a análise crítica e a reflexão sobre mídias. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

15. Criação de Cordéis para Eventos Escolares

Os alunos podem criar cordéis que serão apresentados em eventos escolares, como feiras literárias ou festas culturais. Essa atividade promove a integração da literatura com a vida escolar. Habilidade BNCC: (EF15LP12).