15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre consumismo infantil

1. Debate sobre Publicidade Infantil

Organize um debate em sala de aula onde os alunos discutam a influência da publicidade no comportamento de consumo das crianças. Os alunos podem ser divididos em grupos, onde cada grupo representa uma perspectiva diferente, como a visão dos consumidores, das empresas e dos educadores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a análise crítica de diferentes tipos de textos e suas intenções.

2. Criação de Cartazes de Consumo Consciente

Os alunos podem criar cartazes que promovam o consumo consciente, utilizando recortes de revistas e materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre as escolhas de consumo. A habilidade BNCC EF15AR01 pode ser aplicada aqui, pois envolve a produção de arte e a expressão de ideias por meio de diferentes linguagens.

3. Jogo de Role-Playing: O Consumidor e o Vendedor

Simule uma situação de compra e venda em que os alunos assumem os papéis de consumidores e vendedores. Essa atividade permite que os alunos compreendam a dinâmica do mercado e as estratégias de venda. A habilidade BNCC EF15MA02 pode ser utilizada, pois envolve a aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

4. Análise de Anúncios Publicitários

Peça aos alunos que tragam anúncios publicitários de revistas ou da internet e analisem as técnicas utilizadas para atrair o público infantil. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a interpretação e análise de diferentes gêneros textuais.

5. Criação de um Blog sobre Consumo Consciente

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas de consumo consciente e discutem suas experiências. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre o tema. A habilidade BNCC EF15LP03 pode ser aplicada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos e para diferentes públicos.

6. Estudo de Caso: Marcas e Seus Impactos

Realize um estudo de caso sobre marcas populares entre crianças e analise como elas impactam o comportamento de consumo. Os alunos podem apresentar suas descobertas em grupos. A habilidade BNCC EF15CI01 pode ser utilizada, pois envolve a investigação e análise de fenômenos sociais e culturais.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem o tema do consumismo infantil e suas consequências. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias. A habilidade BNCC EF15TE01 pode ser aplicada, pois envolve a utilização de diferentes mídias para a comunicação de ideias.

8. Pesquisa sobre Consumo e Sustentabilidade

Promova uma pesquisa sobre como o consumo excessivo afeta o meio ambiente e discuta as alternativas sustentáveis. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15GE01, que aborda a compreensão das relações entre sociedade e meio ambiente.

9. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre Consumo

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que simule situações de consumo consciente e inconsciente. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a reflexão crítica. A habilidade BNCC EF15AR02 pode ser aplicada, pois envolve a criação de jogos e brincadeiras que estimulem o aprendizado.

10. Roda de Conversa: O que é Necessário?

Realize uma roda de conversa onde os alunos discutem o que consideram necessário e supérfluo em suas vidas. Essa atividade estimula a reflexão sobre valores e prioridades. A habilidade BNCC EF15LP04 pode ser utilizada, pois envolve a produção de argumentação e a construção de diálogos significativos.