15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre consciência negra

1. Roda de Conversa sobre a Consciência Negra

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre a consciência negra e a importância da data. Utilize a habilidade BNCC EF15HI01, que aborda a valorização da diversidade cultural e a reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira.

2. Pesquisa sobre Personalidades Negras

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades negras que contribuíram para a sociedade brasileira, como Zumbi dos Palmares e Machado de Assis. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15HI02, que incentiva o reconhecimento e a valorização das contribuições de diferentes culturas.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Desenvolver cartazes que abordem a história da consciência negra e suas influências na cultura brasileira. Os alunos podem usar a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de trabalhos artísticos que expressem suas ideias e sentimentos.

4. Leitura de Livros de Autores Negros

Promova a leitura de obras de autores negros, como Conceição Evaristo e Jorge Amado. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da análise e interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Apresentação de Danças Afro-Brasileiras

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças afro-brasileiras, como o samba de roda e o maracatu. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação e a prática de diferentes manifestações culturais.

6. Produção de Vídeos sobre a Consciência Negra

Os alunos podem criar vídeos curtos abordando a importância da consciência negra e suas manifestações. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI01, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais que promovam a reflexão crítica.

7. Debates sobre Racismo e Igualdade

Organize debates em sala de aula sobre racismo e igualdade racial, estimulando o pensamento crítico e a argumentação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15ET01, que aborda a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

8. Criação de Poemas e Textos Criativos

Os alunos podem escrever poemas ou textos criativos que abordem a temática da consciência negra. Essa atividade se vincula à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

9. Exposição de Arte Afro-Brasileira

Organize uma exposição de arte que destaque artistas afro-brasileiros e suas obras. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a análise de obras de arte de diferentes culturas.

10. Visita a Museus ou Centros Culturais

Promova uma visita a museus ou centros culturais que abordem a história e a cultura afro-brasileira. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15HI03, que incentiva o reconhecimento da importância dos patrimônios culturais.