15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre consciência fonológica

1. Jogo da Rima

O Jogo da Rima é uma atividade lúdica que estimula a consciência fonológica por meio da identificação de palavras que rimam. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber cartões com palavras. Cada grupo deve encontrar palavras que rimem com as que possuem, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a identificação de rimas e sons semelhantes nas palavras.

2. Caça-Palavras Sonoro

O Caça-Palavras Sonoro é uma atividade que envolve a busca por palavras que contenham determinados sons. Os alunos recebem uma lista de fonemas e devem encontrar palavras no caça-palavras que contenham esses sons. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da identificação de fonemas em palavras.

3. Bingo das Letras

O Bingo das Letras é uma atividade divertida que envolve a identificação de letras e sons. Os alunos recebem cartelas com letras e, à medida que o professor pronuncia palavras, eles devem marcar as letras que ouvem. Essa atividade é excelente para trabalhar a consciência fonológica e está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a identificação de letras e seus sons correspondentes.

4. Contação de Histórias com Sons

Nesta atividade, os alunos são convidados a contar histórias utilizando sons de objetos ou animais. O professor pode fornecer instrumentos musicais ou objetos que façam barulho, e os alunos devem incorporar esses sons em suas narrativas. Essa prática estimula a criatividade e a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos orais com diferentes sonoridades.

5. Jogo dos Silêncios

O Jogo dos Silêncios é uma atividade que foca na percepção dos sons das palavras. O professor pronuncia palavras e os alunos devem levantar a mão quando ouvirem um som específico. Essa atividade ajuda a desenvolver a atenção auditiva e a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da identificação de sons em palavras.

6. Atividade de Aliteração

A atividade de aliteração consiste em criar frases ou pequenos poemas que utilizem a repetição de sons iniciais. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias aliterações e apresentá-las para a turma. Essa atividade é excelente para desenvolver a consciência fonológica e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a produção de textos orais com aliterações.

7. Jogo da Memória Fonológica

O Jogo da Memória Fonológica é uma atividade que utiliza cartas com palavras que possuem sons semelhantes. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que rimam ou que têm sons iguais. Essa atividade ajuda a reforçar a consciência fonológica e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a identificação de semelhanças sonoras entre palavras.

8. Criação de Canções

Nesta atividade, os alunos são incentivados a criar canções utilizando palavras que rimam. O professor pode ajudar na estruturação da canção e, em seguida, os alunos podem apresentar suas criações. Essa atividade promove a criatividade e a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos musicais.

9. Jogo do Eco

O Jogo do Eco é uma atividade em que o professor diz uma palavra e os alunos devem repetir, enfatizando os sons. Essa prática ajuda a desenvolver a articulação e a percepção dos sons das palavras, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a repetição e a identificação de sons em palavras.

10. Atividade de Segmentação Silábica

A Atividade de Segmentação Silábica consiste em dividir palavras em suas sílabas. Os alunos podem usar palitos ou objetos para representar cada sílaba e, em seguida, montar as palavras. Essa atividade é fundamental para a consciência fonológica e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que aborda a segmentação de palavras em sílabas.