15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre concordância nominal

1. Jogo da Concordância

Nesta atividade, os alunos formam grupos e recebem cartões com frases que contêm erros de concordância nominal. Cada grupo deve identificar e corrigir os erros, explicando a regra gramatical por trás da correção. Essa atividade estimula a colaboração e o raciocínio crítico, além de reforçar o aprendizado da concordância nominal. Habilidade BNCC: EF15LP12.

2. Produção de Textos

Os alunos devem escrever um pequeno texto narrativo ou descritivo, utilizando corretamente a concordância nominal. Após a produção, os textos são trocados entre os colegas para revisão, onde devem identificar e corrigir erros de concordância. Essa atividade promove a prática da escrita e a revisão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP13.

3. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras que exemplificam a concordância nominal, como adjetivos e substantivos. Após encontrarem as palavras, os alunos devem formar frases corretas utilizando os termos encontrados, reforçando a relação entre os elementos da frase. Habilidade BNCC: EF15LP11.

4. Cartazes de Concordância

Os alunos devem criar cartazes que expliquem as regras de concordância nominal, utilizando exemplos e ilustrações. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como material de consulta para todos. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP14.

5. Debate sobre Concordância

Organize um debate onde os alunos devem defender ou criticar o uso de determinadas formas de concordância nominal em frases que eles mesmos criaram. Essa atividade estimula a argumentação e a reflexão sobre a norma padrão da língua. Habilidade BNCC: EF15LP15.

6. Música e Concordância

Os alunos devem escolher uma música que contenha exemplos de concordância nominal e analisar as letras, identificando e discutindo os usos corretos e incorretos. Essa atividade une a análise musical ao aprendizado gramatical. Habilidade BNCC: EF15LP12.

7. Jogo de Memória

Crie um jogo de memória com pares de cartões que contenham frases corretas e incorretas em relação à concordância nominal. Os alunos devem encontrar os pares e justificar as correções. Essa atividade é lúdica e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP11.

8. Atividade de Leitura e Análise

Selecione um texto literário que contenha exemplos de concordância nominal. Os alunos devem ler o texto e identificar as concordâncias, discutindo em grupo as regras que se aplicam. Essa atividade desenvolve a interpretação de texto e a análise gramatical. Habilidade BNCC: EF15LP13.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que utilizem corretamente a concordância nominal. Após a criação, as histórias podem ser apresentadas para a turma, promovendo a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

10. Revisão de Textos de Outros Autores

Os alunos devem trazer textos de autores conhecidos e revisar a concordância nominal, identificando erros e propondo correções. Essa atividade estimula a leitura crítica e a aplicação das regras gramaticais em textos reais. Habilidade BNCC: EF15LP15.