15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre clima para educação infantil

1. Observação do Tempo

As crianças podem realizar uma atividade de observação do tempo, utilizando um quadro para registrar as condições climáticas ao longo da semana. Elas devem anotar se está ensolarado, nublado, chovendo ou ventando. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI02, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Criação de um Mapa Climático

Os alunos podem criar um mapa climático da região onde vivem, utilizando diferentes cores para representar as condições climáticas. Essa atividade estimula a habilidade EF01GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas e gráficos.

3. Experimentos com Água e Temperatura

Realizar experimentos simples com água, como observar a evaporação e a condensação, ajuda as crianças a entenderem o ciclo da água. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI03, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

4. Contação de Histórias sobre o Clima

Os professores podem contar histórias que abordem diferentes climas e suas características. Essa atividade promove a habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação e análise de textos literários.

5. Jogo de Memória sobre Climas

Desenvolver um jogo de memória com imagens de diferentes climas e suas características ajuda a fixar o conhecimento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA03, que envolve a resolução de problemas e raciocínio lógico.

6. Criação de um Diário do Clima

As crianças podem manter um diário onde registram as condições climáticas diariamente. Essa atividade estimula a habilidade EF01CI01, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

7. Artesanato com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar representações de fenômenos climáticos, como nuvens e chuvas, promove a criatividade e a habilidade EF15AR01, que envolve a produção artística.

8. Experiência com Plantas e Clima

As crianças podem plantar sementes e observar como diferentes condições climáticas afetam o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI04, que envolve a investigação de seres vivos e suas interações com o ambiente.

9. Músicas e Danças sobre o Clima

Incorporar músicas e danças que falem sobre o clima pode tornar o aprendizado mais divertido e dinâmico. Essa atividade promove a habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e produção de manifestações artísticas.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem as diferentes estações do ano e suas características climáticas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01GE02, que envolve a produção de textos e imagens para comunicar informações.