15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cantigas de roda para educação infantil

1. Cantiga da Roda com Movimentos Corporais

Uma atividade que envolve a execução de cantigas de roda enquanto as crianças realizam movimentos corporais. Os alunos podem criar uma coreografia simples que acompanhe a música, promovendo a coordenação motora e a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG01, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão corporal.

2. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e latas. Após a confecção, as crianças poderão tocar junto com as cantigas de roda, desenvolvendo habilidades sonoras e rítmicas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03ET03, que incentiva a exploração de sons e ritmos.

3. Contação de Histórias com Cantigas

Os professores podem contar histórias que envolvem as cantigas de roda, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos. Após a contação, as crianças podem discutir a história e relacioná-la com a música, desenvolvendo a habilidade de interpretação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP05, que aborda a apreciação de narrativas.

4. Jogo de Roda com Temas de Cantigas

Organizar um jogo de roda onde cada criança deve representar um tema de uma cantiga específica. Isso pode incluir gestos, sons ou até mesmo pequenas encenações. Essa atividade promove a socialização e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a interação em grupo.

5. Pintura e Desenho Inspirados em Cantigas

Após ouvir uma cantiga de roda, as crianças podem criar desenhos ou pinturas que representem o que sentiram ou imaginaram. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação de sentimentos, atendendo à habilidade BNCC EI03AR01, que propõe a criação artística.

6. Dança das Cantigas de Roda

Promover uma atividade de dança onde as crianças aprendem passos de dança tradicionais que acompanham as cantigas de roda. Isso ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação, além de promover a cultura popular. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a prática de danças.

7. Jogo de Memória com Letras de Cantigas

Criar um jogo de memória utilizando as letras das cantigas de roda. As crianças devem encontrar pares de palavras ou frases que se relacionem, estimulando a memória e a linguagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP02, que aborda a leitura e a escrita.

8. Atividade de Rimas e Sons

Os alunos podem explorar rimas e sons presentes nas cantigas de roda, criando novas estrofes ou versos. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP03, que incentiva a produção de textos orais e escritos.

9. Teatro de Fantoches com Cantigas

As crianças podem criar fantoches e encenar histórias baseadas nas cantigas de roda. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a dramatização.

10. Exploração de Sons da Natureza

Realizar uma atividade ao ar livre onde as crianças escutam os sons da natureza e relacionam com as cantigas de roda. Isso estimula a percepção auditiva e a conexão com o meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CI01, que propõe a exploração do ambiente natural.