15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre calendário educação infantil

1. Criação de um Calendário de Eventos

Uma atividade interessante é a criação de um calendário de eventos da turma, onde as crianças podem desenhar ou colar imagens representativas de datas comemorativas e eventos importantes. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC EI03CG03, que envolve a organização do tempo e a compreensão de datas.

2. Contagem Regressiva para o Aniversário

Os alunos podem participar de uma contagem regressiva para o aniversário de um colega. Utilizando um quadro, as crianças podem marcar os dias que faltam, desenvolvendo a noção de tempo e sequência. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03ET02, que aborda a noção de tempo e a contagem.

3. Jogo de Memória com Datas Comemorativas

Crie um jogo de memória utilizando cartões com imagens de datas comemorativas e suas respectivas descrições. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento de datas, alinhando-se à habilidade EI03EF03, que envolve a identificação de eventos significativos.

4. Histórias do Calendário

Os alunos podem contar histórias sobre as datas do calendário, como o Dia das Mães ou o Natal. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, além de trabalhar a habilidade EI03LP01, que envolve a produção de narrativas.

5. Pintura do Mês

As crianças podem pintar um mural representando as características de cada mês do ano, como o clima e as festividades. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

6. Calendário de Clima

Os alunos podem criar um calendário do clima, registrando as condições climáticas de cada dia. Essa atividade promove a observação e a coleta de dados, alinhando-se à habilidade EI03CI01, que envolve a observação do meio ambiente.

7. Música do Calendário

Desenvolva uma música que mencione os meses do ano e suas características. Essa atividade estimula a musicalidade e a memorização, relacionada à habilidade EI03MU01, que envolve a apreciação musical.

8. Atividades Sazonais

Promova atividades que representem as estações do ano, como plantar sementes na primavera ou fazer um boneco de neve no inverno. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CI02, que envolve a compreensão das mudanças sazonais.

9. Calendário de Contagem de Dias

Crie um calendário onde as crianças possam contar os dias até um evento especial, como uma festa ou uma excursão. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de tempo e a habilidade EI03ET01, que envolve a contagem e a sequência numérica.

10. Cartões de Datas Comemorativas

As crianças podem criar cartões para datas comemorativas, escrevendo mensagens e decorando-os. Essa atividade promove a escrita e a criatividade, alinhando-se à habilidade EI03LP02, que envolve a produção de textos.

11. Mapa das Festividades

Os alunos podem criar um mapa das festividades do Brasil, marcando onde ocorrem as principais celebrações. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03GE01, que envolve a compreensão do espaço geográfico e cultural.

12. Calendário de Saúde

Desenvolva um calendário onde as crianças possam registrar hábitos saudáveis, como a prática de esportes e a alimentação. Essa atividade promove a saúde e o bem-estar, alinhando-se à habilidade EI03SA01, que envolve a promoção da saúde.

13. Desenho dos Meses

As crianças podem desenhar algo que represente cada mês do ano, como flores na primavera ou folhas caindo no outono. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03AR02, que envolve a expressão artística e a representação.

14. Calendário das Emoções

Crie um calendário onde as crianças possam registrar suas emoções a cada dia, utilizando emojis ou desenhos. Essa atividade promove a inteligência emocional e está alinhada à habilidade EI03PS01, que envolve a expressão e o reconhecimento de emoções.

15. Roda de Conversa sobre o Tempo

Realize rodas de conversa sobre o que cada mês representa para as crianças, incentivando a troca de experiências e conhecimentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03LP03, que envolve a interação e a comunicação oral.