15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brincadeiras antigas

1. Pique-Esconde

O Pique-Esconde é uma brincadeira clássica que estimula o desenvolvimento da percepção espacial e da habilidade de se esconder. Para realizar essa atividade, os alunos devem escolher um local amplo, como um pátio ou parque. Um aluno será o “pegador” e contará até 20 enquanto os outros se escondem. Após contar, o pegador deve procurar os colegas. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a colaboração e o trabalho em equipe, como formar duplas para se esconder.

Habilidade BNCC: EF15EF01 – Explorar e utilizar diferentes espaços para jogos e brincadeiras.

2. Amarelinha

A Amarelinha é uma brincadeira que envolve saltos e coordenação motora. Para criar a amarelinha, os alunos podem desenhar um tabuleiro no chão com giz ou fita adesiva. A atividade consiste em jogar uma pedrinha em uma das casas e saltar até ela, evitando pisar nas linhas. Essa brincadeira ajuda a desenvolver o equilíbrio e a concentração, além de promover a socialização entre os alunos.

Habilidade BNCC: EF15EF02 – Participar de jogos e brincadeiras que envolvam saltos e deslocamentos.

3. Corrida de Saco

A Corrida de Saco é uma atividade divertida que promove a agilidade e o trabalho em equipe. Para realizar a atividade, os alunos devem se dividir em equipes e cada participante deve entrar em um saco grande. Ao sinal, todos devem saltar até a linha de chegada. Essa brincadeira pode ser realizada em um espaço aberto e é ideal para desenvolver a coordenação motora e a resistência física.

Habilidade BNCC: EF15EF03 – Participar de atividades que envolvam corrida e saltos.

4. Queimada

A Queimada é um jogo que envolve estratégia e agilidade. Para jogar, os alunos se dividem em duas equipes e devem tentar eliminar os adversários acertando-os com a bola. Os alunos podem criar regras específicas, como a possibilidade de se proteger atrás de uma linha. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos, além de promover a atividade física.

Habilidade BNCC: EF15EF04 – Participar de jogos coletivos que envolvam regras e estratégias.

5. Passa Anel

O Passa Anel é uma brincadeira que envolve atenção e estratégia. Os alunos se sentam em círculo, e um deles deve esconder um anel na mão. Os outros devem adivinhar onde está o anel enquanto o portador passa as mãos entre os colegas. Essa atividade estimula a atenção e a percepção, além de promover a interação social.

Habilidade BNCC: EF15EF05 – Participar de brincadeiras que envolvam adivinhação e atenção.

6. Bola de Gude

A Bola de Gude é uma brincadeira que desenvolve a coordenação motora e a concentração. Os alunos podem criar um tabuleiro com desenhos no chão e usar bolinhas de gude para jogar. O objetivo é acertar as bolinhas nos alvos desenhados. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável e a socialização.

Habilidade BNCC: EF15EF06 – Participar de jogos que envolvam precisão e coordenação.

7. Cabra-Cega

A Cabra-Cega é uma brincadeira que estimula os sentidos e a confiança. Um aluno é vendado e deve tentar pegar os outros colegas enquanto eles se movem. Essa atividade pode ser realizada em um espaço amplo e seguro, e é uma ótima maneira de desenvolver a percepção auditiva e a noção de espaço.

Habilidade BNCC: EF15EF07 – Participar de brincadeiras que envolvam a exploração dos sentidos.

8. Esconde-Esconde com Música

Essa variação do Pique-Esconde envolve música e movimento. Enquanto um aluno conta, os outros devem dançar ao som de uma música. Quando a música para, eles devem se esconder. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de estimular a atenção e o respeito às regras.

Habilidade BNCC: EF15EF08 – Participar de atividades que integrem música e movimento.

9. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma brincadeira que envolve música e agilidade. Os alunos devem dançar enquanto a música toca e, quando ela para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização, além de ser muito divertida.

Habilidade BNCC: EF15EF09 – Participar de brincadeiras que envolvam música e movimento.

10. Jogo da Velha Gigante

O Jogo da Velha Gigante é uma adaptação do clássico jogo de tabuleiro, mas em tamanho maior. Os alunos podem usar fita adesiva para criar um tabuleiro no chão e utilizar objetos como bolas ou cones como peças. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de ser uma forma divertida de aprender.

Habilidade BNCC: EF15EF10 – Participar de jogos que envolvam estratégia e raciocínio lógico.