15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre biodiversidade para ensino fundamental

1. Criação de um Herbário Escolar

Os alunos podem coletar folhas, flores e sementes de diferentes plantas da região e montar um herbário. Essa atividade estimula a observação e a identificação das espécies, além de promover o cuidado com a biodiversidade local. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI06, que aborda a identificação e a classificação de seres vivos.

2. Jogo da Memória da Biodiversidade

Desenvolver um jogo da memória com imagens de diferentes espécies de plantas e animais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, aprendendo sobre a biodiversidade enquanto se divertem. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF04CI07, que trata da importância da diversidade biológica.

3. Mapa da Biodiversidade Local

Os alunos podem criar um mapa da biodiversidade da escola ou da comunidade, identificando onde diferentes espécies podem ser encontradas. Essa atividade promove a observação do ambiente e a valorização da fauna e flora locais, alinhando-se à habilidade EF05CI08, que envolve a análise de ambientes naturais.

4. Debate sobre Preservação Ambiental

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da preservação da biodiversidade e os impactos das ações humanas. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico, conforme a habilidade EF06CI09.

5. Experiência de Plantio de Árvores

Realizar uma atividade de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário. Os alunos aprendem sobre a importância das árvores para o ecossistema e a necessidade de preservação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF07CI10, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a biodiversidade ao longo do tempo. Essa prática estimula a curiosidade e a pesquisa, além de desenvolver a habilidade de registro e análise, conforme a habilidade EF08CI11.

7. Visita a uma Reserva Natural

Organizar uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico. Durante a visita, os alunos podem observar a biodiversidade local e participar de atividades educativas. Essa experiência prática se relaciona com a habilidade EF09CI12, que envolve a exploração de ambientes naturais.

8. Confecção de Cartazes sobre Espécies Ameaçadas

Os alunos podem pesquisar sobre espécies ameaçadas de extinção e criar cartazes informativos. Essa atividade promove a conscientização sobre a importância da conservação e se alinha à habilidade EF10CI13, que trata da relação entre seres vivos e a conservação ambiental.

9. Experimento sobre Polinização

Realizar um experimento simples para demonstrar o processo de polinização, utilizando flores e insetos. Os alunos podem observar como a polinização ocorre e sua importância para a biodiversidade, alinhando-se à habilidade EF11CI14, que aborda os processos de reprodução das plantas.

10. Criação de um Blog sobre Biodiversidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e experiências sobre biodiversidade. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a comunicação, além de promover a troca de informações, conforme a habilidade EF12CI15, que envolve a produção de textos informativos.