15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre biodiversidade

1. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas, flores e sementes de diferentes plantas da região e montar um herbário. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a diversidade de espécies vegetais, suas características e a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF02CI01.

2. Observação de Fauna Local

Promova uma atividade de observação de aves ou insetos em um parque ou área verde. Os alunos devem registrar as espécies encontradas, suas características e comportamentos. Essa prática estimula a curiosidade e a valorização da biodiversidade. Habilidade BNCC: EF02CI02.

3. Montagem de um Ecossistema em Miniatura

Os alunos podem criar um terrário ou aquário que represente um ecossistema local. Essa atividade ajuda a entender as interações entre os seres vivos e o ambiente, além de discutir a importância da conservação. Habilidade BNCC: EF04CI03.

4. Jogo de Memória da Biodiversidade

Desenvolva um jogo de memória com imagens de diferentes espécies de plantas e animais. Os alunos devem emparelhar as cartas e, ao fazê-lo, aprender sobre cada espécie e seu habitat. Habilidade BNCC: EF02CI03.

5. Pesquisa sobre Espécies Ameaçadas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre espécies ameaçadas de extinção na região. Eles devem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações, discutindo as causas e soluções para a preservação. Habilidade BNCC: EF05CI04.

6. Criação de um Blog sobre Biodiversidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre a biodiversidade local, incluindo fotos, curiosidades e dicas de preservação. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a conscientização. Habilidade BNCC: EF15LP01.

7. Visita a uma Reserva Natural

Organize uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico. Os alunos poderão observar a biodiversidade em seu habitat natural e aprender sobre a importância da conservação de áreas protegidas. Habilidade BNCC: EF04CI05.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem a importância da biodiversidade e as ameaças que ela enfrenta. Esses cartazes podem ser expostos na escola ou na comunidade, promovendo a conscientização. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Experimentos sobre Polinização

Realize experimentos que demonstrem o processo de polinização, utilizando flores e insetos. Os alunos podem observar como a polinização ocorre e sua importância para a reprodução das plantas. Habilidade BNCC: EF04CI06.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e sua relação com a biodiversidade. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como ações individuais e coletivas podem ajudar a preservar o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF05CI07.

11. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram observações sobre a biodiversidade ao seu redor. Essa atividade estimula a observação atenta e a reflexão sobre o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI08.

12. Mapeamento de Espécies

Os alunos podem realizar um mapeamento das espécies de plantas e animais em uma área específica da escola ou comunidade. Essa atividade ajuda a identificar a biodiversidade local e a discutir a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF04CI09.

13. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a biodiversidade, abordando temas como a importância da conservação e as ameaças enfrentadas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

14. Oficina de Reciclagem

Realize uma oficina de reciclagem onde os alunos aprendem a reutilizar materiais para criar novos objetos. Essa atividade relaciona a conservação da biodiversidade com a redução de resíduos e a sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF05CI10.

15. Criação de um Mural da Biodiversidade

Os alunos podem criar um mural na escola que represente a biodiversidade local, incluindo desenhos, fotos e informações sobre as espécies. Essa atividade promove a pesquisa e a valorização do meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI11.