15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre bairro 2º ano

1. Mapa do Bairro

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa do bairro onde vivem, identificando pontos importantes como escolas, praças e supermercados. Essa atividade estimula a observação e a representação gráfica, além de trabalhar a noção de espaço. Habilidade BNCC: GE1U01.

2. Entrevista com Moradores

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores do bairro para coletar histórias e informações sobre a história local. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP11.

3. Criação de um Jornal do Bairro

Os estudantes podem criar um jornal com notícias e eventos do bairro, promovendo a escrita e a leitura. Essa atividade pode incluir entrevistas, reportagens e até desenhos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

4. Visita a um Ponto Turístico

Organizar uma visita a um ponto turístico do bairro, como um museu ou uma praça histórica, permite que os alunos aprendam sobre a cultura local. Após a visita, podem fazer uma apresentação sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Criação de um Blog do Bairro

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre o bairro, como eventos, curiosidades e dicas. Essa atividade incentiva a escrita criativa e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

6. Mural de Fotos do Bairro

Os alunos podem coletar fotos do bairro e criar um mural, promovendo a observação e a valorização do espaço onde vivem. Essa atividade pode ser complementada com legendas que expliquem cada foto. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Jogo de Caça ao Tesouro

Organizar um jogo de caça ao tesouro pelo bairro, onde os alunos devem encontrar pistas e resolver enigmas relacionados a locais importantes. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Projeto de Melhoria do Bairro

Os alunos podem desenvolver um projeto que proponha melhorias para o bairro, como mais áreas verdes ou segurança. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a cidadania. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Apresentação de Danças Típicas

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças típicas da região, promovendo a cultura local e o respeito às tradições. Essa atividade pode incluir uma apresentação para a comunidade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Criação de um Vídeo sobre o Bairro

Os alunos podem gravar um vídeo apresentando o bairro, destacando suas características e pontos importantes. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP14.

11. Estudo sobre a História do Bairro

Os alunos podem pesquisar a história do bairro, incluindo a origem do nome e eventos importantes. Essa atividade estimula a pesquisa e a valorização da história local. Habilidade BNCC: EF15HI01.

12. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que represente o bairro, incluindo desafios e curiosidades. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15MA02.

13. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores no bairro, envolvendo a comunidade. Essa atividade promove a consciência ambiental e a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Criação de uma Banda ou Coral

Os alunos podem formar uma banda ou coral para apresentar músicas que falem sobre o bairro. Essa atividade estimula a expressão artística e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR04.

15. Feira de Trocas

Organizar uma feira de trocas onde os alunos podem trocar brinquedos, livros e roupas. Essa atividade promove a sustentabilidade e a interação social. Habilidade BNCC: EF15CI03.