15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre audição educação infantil

1. Jogo dos Sons da Natureza

Para esta atividade, os professores podem coletar sons da natureza, como o canto dos pássaros, o barulho da chuva e o vento nas árvores. Os alunos devem ouvir cada som e tentar identificá-lo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a percepção auditiva e a identificação de sons do ambiente.

2. Contação de Histórias com Sons

Utilizando objetos que produzem sons, como chocalhos e sinos, os educadores podem contar histórias interativas. Cada vez que um som é ouvido, as crianças devem reagir de acordo com a narrativa. Essa atividade estimula a escuta atenta e está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que aborda a apreciação de histórias e narrativas.

3. Adivinhação de Sons

Os alunos devem ouvir uma série de sons gravados e tentar adivinhar de onde eles vêm. Essa atividade pode incluir sons de instrumentos musicais, animais e objetos do cotidiano. A habilidade BNCC EI03EF03 é trabalhada aqui, pois envolve a identificação e a diferenciação de sons variados.

4. Música e Movimento

Os professores podem criar uma atividade onde as crianças dançam ao som de diferentes músicas. Após cada música, os alunos devem descrever o que sentiram e como se moveram. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a expressão corporal e a relação com a música.

5. Caça ao Tesouro Sonoro

Os educadores podem organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas através de sons. As crianças devem seguir os sons para encontrar o “tesouro”. Essa atividade estimula a escuta ativa e está relacionada à habilidade BNCC EI03EF05, que envolve a exploração do ambiente sonoro.

6. Criação de Instrumentos Musicais

As crianças podem criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis. Depois, elas podem tocar suas criações em grupo, explorando diferentes ritmos e sons. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03EF06, que promove a criatividade e a expressão musical.

7. Jogo do Eco

Os alunos devem repetir sons ou palavras ditas pelo professor, criando um jogo de eco. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória auditiva e está relacionada à habilidade BNCC EI03EF07, que envolve a repetição e a imitação de sons e palavras.

8. Teatro de Som

Os alunos podem criar pequenas peças de teatro onde os sons desempenham um papel importante. Eles podem usar objetos para produzir sons que ajudem a contar a história. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03EF08, que envolve a dramatização e a utilização de sons na narrativa.

9. Explorando Sons com a Caixa de Som

Os professores podem utilizar uma caixa de som para tocar diferentes tipos de música e sons. As crianças devem descrever o que sentem ao ouvir cada som. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF09, que envolve a apreciação musical e a expressão de sentimentos através da música.

10. Bingo dos Sons

Os educadores podem criar cartelas de bingo com imagens que representam diferentes sons. Ao ouvir um som, as crianças devem marcar a imagem correspondente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03EF10, que envolve a identificação de sons e a associação com imagens.