15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre as plantas

1. Observação de Plantas

Uma atividade prática que envolve levar os alunos a um parque ou jardim para observar diferentes tipos de plantas. Os alunos devem anotar características como cor, tamanho, forma das folhas e tipo de flores. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF05CI01, que propõe a observação e descrição de seres vivos e suas interações.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e, com a ajuda de um guia de identificação, montar um herbário. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a biodiversidade local e a importância da conservação. A habilidade BNCC EF05CI02 é contemplada, pois envolve a classificação e identificação de seres vivos.

3. Experimentos com Germinação

Os alunos podem realizar experimentos para observar o processo de germinação de sementes. Utilizando diferentes condições, como luz e umidade, eles podem registrar suas observações em um diário. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05CI03, que aborda o desenvolvimento de investigações científicas.

4. Plantio de Mudas

Organizar uma atividade de plantio de mudas em um espaço da escola ou comunidade. Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05CI04, que envolve práticas de cuidado e respeito ao meio ambiente.

5. Estudo das Partes da Planta

Os alunos podem realizar uma atividade de dissecação de flores para identificar suas partes, como pétalas, estames e ovários. Essa atividade prática ajuda a entender a reprodução das plantas e está alinhada com a habilidade BNCC EF05CI05, que trata da identificação das partes dos seres vivos.

6. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem projetar e criar um jardim vertical utilizando garrafas PET. Essa atividade promove a sustentabilidade e a criatividade, além de ensinar sobre o cultivo de plantas em espaços reduzidos. A habilidade BNCC EF05CI06 é contemplada, pois envolve a aplicação de conhecimentos em projetos práticos.

7. Jogo de Classificação de Plantas

Desenvolver um jogo em que os alunos precisam classificar diferentes plantas de acordo com suas características. Essa atividade lúdica estimula o aprendizado e a interação entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF05CI07, que envolve a classificação de seres vivos.

8. Pesquisa sobre Plantas Medicinais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre plantas medicinais, suas propriedades e usos. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF05CI08, que propõe a pesquisa e apresentação de informações sobre a biodiversidade.

9. Visita a uma Fazenda ou Sítio

Organizar uma visita a uma fazenda ou sítio para que os alunos possam ver de perto o cultivo de plantas e entender a importância da agricultura. Essa experiência prática está alinhada com a habilidade BNCC EF05CI09, que envolve a observação de práticas agrícolas e seu impacto no meio ambiente.

10. Criação de um Diário de Bordo das Plantas

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registram o crescimento de uma planta que eles cuidam ao longo do tempo. Essa atividade incentiva a responsabilidade e o acompanhamento do desenvolvimento das plantas, alinhando-se à habilidade BNCC EF05CI10, que trata do acompanhamento de processos naturais.