15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre as letras do alfabeto

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem um caça-palavras com palavras que começam com letras específicas. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre as letras e suas sonoridades. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto Ilustrado

Cada aluno deve criar uma página do alfabeto ilustrada com desenhos que representem palavras que começam com cada letra. Essa atividade promove a criatividade e a associação de letras a sons. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo das Letras

Um jogo de bingo onde as cartelas são preenchidas com letras. O professor chama palavras que começam com essas letras, e os alunos marcam em suas cartelas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Histórias com Letras

Os alunos devem criar pequenas histórias utilizando palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Música do Alfabeto

Os alunos podem criar uma música ou uma rima usando as letras do alfabeto. Essa atividade ajuda na memorização e na sonoridade das letras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Cartazes do Alfabeto

Cada aluno cria um cartaz com uma letra do alfabeto e ilustrações de objetos que começam com essa letra. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam imagens de revistas que começam com letras específicas e colam em um caderno. Essa atividade ajuda na identificação visual das letras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Formar Palavras

Os alunos recebem letras recortadas e devem formar o maior número de palavras possíveis. Essa atividade estimula o raciocínio e a formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro das Letras

Os alunos encenam pequenas peças onde cada personagem representa uma letra do alfabeto. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Desenho com Letras

Os alunos desenham um objeto que começa com uma letra específica e escrevem a letra ao lado. Essa atividade ajuda na associação entre letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Alfabeto em Movimento

Os alunos devem formar as letras do alfabeto com o corpo, promovendo a atividade física e a memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Quebra-Cabeça do Alfabeto

Os alunos montam quebra-cabeças onde cada peça representa uma letra. Essa atividade estimula a coordenação motora e o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Desafio das Letras

Os alunos participam de um desafio onde devem encontrar objetos na sala de aula que começam com uma letra específica. Essa atividade promove a observação e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Livro do Alfabeto

Cada aluno cria um pequeno livro onde cada página representa uma letra do alfabeto com desenhos e palavras. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP15.