15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre as férias

1. Criação de um Diário de Férias

Os alunos podem criar um diário onde registram suas experiências durante as férias. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, além de desenvolver a habilidade de organização de ideias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a produção de textos escritos.

2. Mapa das Férias

Os estudantes podem elaborar um mapa ilustrado das atividades que realizaram nas férias. Essa atividade promove a criatividade e a habilidade de síntese, além de trabalhar a noção de espaço e localização. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.

3. Entrevista com a Família

Os alunos podem entrevistar familiares sobre suas férias passadas e registrar as histórias. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação oral e escrita, além de promover o respeito e a valorização da história familiar. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que envolve a prática de entrevistas e relatos.

4. Criação de um Álbum de Fotos

Os alunos podem criar um álbum de fotos das férias, incluindo legendas e descrições. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de descrição, além de promover a organização de informações visuais. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos descritivos.

5. Jogo de Memória com Atividades de Férias

Os estudantes podem criar um jogo de memória utilizando imagens e palavras relacionadas às atividades que realizaram nas férias. Essa atividade promove a memória e a associação de ideias, além de ser uma forma lúdica de aprendizado. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que envolve jogos e brincadeiras.

6. Produção de um Vídeo sobre as Férias

Os alunos podem produzir um vídeo curto onde compartilham suas experiências de férias. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão, além de promover o uso de tecnologias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de vídeos e outros suportes multimídia.

7. Criação de um Mural Coletivo

Os estudantes podem trabalhar em grupo para criar um mural coletivo que represente as férias de cada um. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de promover a troca de experiências. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a produção artística coletiva.

8. Contação de Histórias de Férias

Os alunos podem compartilhar histórias de suas férias em uma roda de conversa. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e fala, além de promover a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a prática de contação de histórias.

9. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os estudantes podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e respostas sobre as férias. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprendizado. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

10. Apresentação de um Projeto sobre as Férias

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre um tema relacionado às férias, como turismo ou cultura. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, além de promover o conhecimento sobre diferentes culturas. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que envolve a pesquisa e apresentação de projetos.