15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre árvore genealógica para educação infantil

1. Criação da Árvore Genealógica em Papel

Uma atividade simples e envolvente é a criação de uma árvore genealógica em papel. Os alunos podem utilizar cartolinas e canetinhas para desenhar suas árvores, incluindo informações sobre seus familiares. Essa atividade estimula a criatividade e a conexão com a família, além de desenvolver habilidades de escrita e desenho. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a produção de textos e a organização de informações.

2. Entrevista com os Pais

Os alunos podem realizar entrevistas com seus pais ou avós para coletar informações sobre a história da família. Essa atividade não só promove o diálogo intergeracional, mas também ajuda os alunos a compreenderem a importância da memória familiar. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da escuta e da produção de textos orais.

3. Montagem de um Quadro de Fotos

Outra ideia é a montagem de um quadro de fotos familiares. Os alunos podem trazer fotos de seus familiares e organizá-las em um mural, criando uma árvore genealógica visual. Essa atividade desenvolve a noção de pertencimento e identidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte.

4. Jogo da Memória Familiar

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando fotos de seus familiares. Cada aluno traz duas cópias de fotos de seus parentes, e as imagens são misturadas para formar um jogo. Essa atividade promove a memória e a identificação familiar, além de desenvolver habilidades de socialização. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

5. Contação de Histórias da Família

Os alunos podem compartilhar histórias sobre suas famílias em um círculo de contação de histórias. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa, além de promover a valorização das experiências familiares. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que trata da produção e interpretação de narrativas.

6. Criação de um Livro da Família

Cada aluno pode criar um pequeno livro contando a história de sua família, incluindo desenhos, fotos e textos. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de promover a reflexão sobre a identidade familiar. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a produção de textos com diferentes gêneros.

7. Apresentação da Árvore Genealógica

Os alunos podem apresentar suas árvores genealógicas para a turma, explicando quem são os membros da família e suas relações. Essa atividade desenvolve a habilidade de falar em público e a confiança, além de promover a troca de experiências. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP06, que trata da apresentação de informações de forma clara e coerente.

8. Mapa da História da Família

Os alunos podem criar um mapa que represente a história de sua família, incluindo locais importantes, como onde nasceram ou viveram. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e tempo, além de promover a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

9. Dramatização de Histórias Familiares

Os alunos podem dramatizar histórias que ouviram de seus familiares, criando pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que trata da expressão artística e da apreciação teatral.

10. Criação de um Álbum de Recordações

Por fim, os alunos podem criar um álbum de recordações, onde colarão fotos, desenhos e textos sobre suas famílias. Essa atividade promove a organização de informações e a valorização da memória familiar. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a produção de textos e a organização de ideias.