15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre árvore genealógica para educação infantil

1. Criação da Árvore Genealógica em Papel

Uma atividade prática onde as crianças podem desenhar sua própria árvore genealógica em uma folha de papel. Elas devem incluir os membros da família, como avós, pais e irmãos. Essa atividade estimula a identificação e o reconhecimento das relações familiares, além de desenvolver habilidades motoras ao desenhar e colorir. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Apresentação da Árvore Genealógica

Após a criação da árvore genealógica, cada criança pode apresentar sua árvore para a turma. Essa atividade promove a oratória e a confiança ao falar em público, além de incentivar a escuta ativa entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Memória com Fotos da Família

Os alunos podem trazer fotos de seus familiares e criar um jogo de memória. As crianças devem combinar as fotos com os nomes dos familiares, ajudando a reforçar a memória e o reconhecimento das relações familiares. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Contação de Histórias da Família

As crianças podem compartilhar histórias sobre seus familiares, como como seus pais se conheceram ou uma tradição familiar. Essa atividade estimula a narrativa e a expressão oral, além de fortalecer os vínculos familiares. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Mapa da Família

Os alunos podem criar um mapa que represente a localização dos membros da família, incluindo onde moram os avós, tios e primos. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e geografia, além de promover a conexão com a família. Habilidade BNCC: EF15GE01.

6. Desenho da Casa da Família

As crianças podem desenhar a casa onde vivem com seus familiares. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que as crianças reflitam sobre o ambiente familiar. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Entrevista com os Pais

Os alunos podem realizar uma entrevista com seus pais sobre a história da família. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e comunicação, além de promover o diálogo entre gerações. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Criação de um Álbum da Família

As crianças podem criar um álbum com fotos e informações sobre seus familiares. Essa atividade estimula a organização e a criatividade, além de ser uma forma de preservar memórias familiares. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Músicas e Danças da Família

Os alunos podem trazer músicas ou danças que são tradicionais em suas famílias e apresentá-las para a turma. Essa atividade promove a diversidade cultural e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de Cartões para os Familiares

As crianças podem fazer cartões para seus familiares, escrevendo mensagens ou desenhando. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de promover o afeto entre os membros da família. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Teatro de Fantoches sobre a Família

Os alunos podem criar fantoches que representam os membros da família e encenar pequenas histórias. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR03.

12. Jogo de Perguntas sobre a Família

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre suas famílias, como “Qual é o nome do seu avô?” ou “Quantos primos você tem?”. Essa atividade promove a interação e o conhecimento sobre a diversidade familiar. Habilidade BNCC: EF15LP08.

13. Criação de um Vídeo sobre a Família

As crianças podem gravar um vídeo curto apresentando sua família e suas tradições. Essa atividade estimula a tecnologia e a comunicação, além de ser uma forma divertida de compartilhar a história familiar. Habilidade BNCC: EF15LP09.

14. Desenho da Árvore Genealógica com Cores

Os alunos podem criar uma árvore genealógica utilizando diferentes cores para representar diferentes ramos da família, como materno e paterno. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das relações familiares. Habilidade BNCC: EF15AR04.

15. Criação de um Mural da Família

As crianças podem colaborar para criar um mural que represente as diversas famílias da turma, incluindo fotos e informações. Essa atividade promove a inclusão e a valorização da diversidade familiar. Habilidade BNCC: EF15GE02.