15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre artrópodes

1. Criação de um Herbário de Artrópodes

Os alunos podem coletar amostras de artrópodes em diferentes ambientes, como parques e jardins, e criar um herbário. Essa atividade permite que eles observem a diversidade de espécies e aprendam sobre a classificação dos artrópodes. As habilidades BNCC relacionadas incluem: CIÊNCIAS – (EF05CI01), que envolve a identificação de organismos e suas características.

2. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário que simule o habitat de diferentes artrópodes, como insetos e aracnídeos. Essa atividade estimula a observação e a pesquisa sobre as condições necessárias para a sobrevivência desses seres vivos. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI02), que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

3. Jogo de Classificação de Artrópodes

Desenvolver um jogo de cartas onde os alunos precisam classificar diferentes artrópodes em grupos, como insetos, crustáceos e aracnídeos. Essa atividade promove o aprendizado sobre as características de cada grupo e a importância da classificação científica. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI03), que envolve a classificação de seres vivos.

4. Pesquisa sobre Artrópodes Locais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os artrópodes que habitam sua região, incluindo informações sobre seu habitat, alimentação e importância ecológica. Essa atividade incentiva a curiosidade e a pesquisa científica. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI04), que trata da investigação de fenômenos naturais.

5. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram as características e comportamentos dos artrópodes que encontram. Essa atividade estimula a prática da observação e a documentação científica. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI05), que envolve a observação e registro de fenômenos.

6. Experimentos com Insetos

Realizar experimentos simples com insetos, como observar o efeito da luz ou da temperatura em seu comportamento. Essa atividade promove a investigação científica e o método experimental. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI06), que aborda a realização de experimentos e a análise de resultados.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre diferentes tipos de artrópodes, destacando suas características e funções no ecossistema. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI07), que envolve a comunicação de informações científicas.

8. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural para observar artrópodes em seu habitat natural. Essa atividade proporciona uma experiência prática e direta com a biodiversidade local. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI08), que trata da observação de seres vivos em seu ambiente.

9. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a importância dos artrópodes para o meio ambiente, abordando temas como polinização e decomposição. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a comunicação. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI09), que envolve a produção de conteúdos informativos.

10. Debate sobre a Importância dos Artrópodes

Promover um debate em sala de aula sobre a importância dos artrópodes para o ecossistema e os impactos da ação humana sobre eles. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidades BNCC: CIÊNCIAS – (EF05CI10), que aborda a discussão de temas ambientais.