15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Artes Visuais

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo que represente suas interpretações sobre um tema específico, como natureza ou cultura. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Estudo de Artistas Famosos

Os alunos devem pesquisar e apresentar um artista famoso, explorando seu estilo, técnicas e obras. Essa atividade promove o conhecimento sobre a história da arte e desenvolve habilidades de pesquisa. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Oficina de Pintura com Tintas Naturais

Utilizando materiais como frutas e vegetais, os alunos podem criar suas próprias tintas naturais e explorar a pintura. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem pesquisar diferentes culturas e criar máscaras que representem tradições específicas. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Montagem de um Livro de Artista

Cada aluno pode criar um livro que reúna suas obras e reflexões sobre o processo criativo. Essa atividade estimula a autoexpressão e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Experiência com Esculturas de Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar esculturas, explorando formas e texturas. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização sobre a sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma obra de arte e fazer uma análise crítica, discutindo elementos como cor, forma e mensagem. Essa atividade desenvolve habilidades de observação e interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de um Vídeo de Arte

Os alunos podem produzir um vídeo que documente seu processo criativo ou uma performance artística. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Desenho ao Ar Livre

Levar os alunos para desenhar ao ar livre permite que eles se conectem com a natureza e desenvolvam suas habilidades de observação. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas sociais ou ambientais, utilizando técnicas de colagem e desenho. Essa atividade promove a conscientização e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Experiência com Fotografia Artística

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, criando composições e experimentando com luz e sombra. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção visual. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de um Projeto de Arte Comunitária

Os alunos podem desenvolver um projeto de arte que envolva a comunidade, como um mural em um espaço público. Essa atividade promove o engajamento social e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Estudo de Técnicas de Impressão

Os alunos podem aprender diferentes técnicas de impressão, como serigrafia ou linoleogravura, e criar suas próprias obras. Essa atividade desenvolve habilidades técnicas e criativas. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Arte Digital

Utilizando softwares de design, os alunos podem criar obras de arte digital, explorando novas formas de expressão. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Apresentação de um Projeto Artístico

Os alunos podem desenvolver um projeto artístico e apresentá-lo para a turma, explicando seu processo criativo e as escolhas feitas. Essa atividade promove a comunicação e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR15.