15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre arte romana

1. Criação de Mosaicos Romanos

Os alunos podem explorar a técnica dos mosaicos romanos, criando suas próprias obras utilizando pequenos pedaços de papel colorido ou cerâmica. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR01), que propõe a experimentação de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Estudo dos Deuses Romanos

Proponha uma pesquisa sobre os principais deuses da mitologia romana e suas representações artísticas. Os alunos podem criar cartazes ilustrativos, desenvolvendo a habilidade BNCC de História (EF06HI02), que aborda a compreensão das culturas e suas expressões artísticas.

3. Recriação de Esculturas

Os alunos podem escolher uma escultura romana famosa e recriá-la utilizando argila ou massinha. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Artes (EF15AR02), que incentiva a criação de obras a partir de referências históricas.

4. Análise de Pinturas Romanas

Realize uma análise de pinturas romanas, discutindo suas características e significados. Os alunos podem escrever um texto crítico, desenvolvendo a habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP14), que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

5. Visita Virtual a Museus

Organize uma visita virtual a museus que possuem coleções de arte romana. Os alunos podem fazer anotações e discutir suas impressões, alinhando-se à habilidade BNCC de Artes (EF15AR03), que propõe a apreciação e reflexão sobre obras de arte.

6. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo sobre a arte romana, registrando suas descobertas e reflexões ao longo do estudo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP15), que envolve a escrita de textos pessoais e reflexivos.

7. Dramatização de Mitos Romanos

Proponha uma dramatização de mitos romanos, onde os alunos podem representar personagens e cenários. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR04), que incentiva a expressão corporal e teatral.

8. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre a arte romana, abordando suas características e influências. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de História (EF06HI03), que propõe a pesquisa e apresentação de temas históricos.

9. Estudo das Arquiteturas Romanas

Realize uma pesquisa sobre as principais construções romanas, como o Coliseu e o Panteão. Os alunos podem criar maquetes, desenvolvendo a habilidade BNCC de Geografia (EF06GE01), que envolve a análise do espaço geográfico e suas construções.

10. Criação de Cartões Postais

Os alunos podem criar cartões postais com imagens de arte romana, escrevendo mensagens sobre o que aprenderam. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP16), que envolve a produção de textos informativos e criativos.