15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre arte barroca

1. Análise de Obras de Arte Barroca

Proponha aos alunos a análise de obras de arte barroca, como “A Conversão de São Paulo” de Caravaggio. Os alunos devem observar elementos como luz, sombra, e a expressividade das figuras. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas observações e interpretações. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Criação de Painéis Artísticos

Os alunos podem criar painéis artísticos inspirados no estilo barroco, utilizando técnicas de colagem e pintura. Eles devem pesquisar sobre as características do barroco e aplicar esses elementos em suas obras. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

3. Estudo da Música Barroca

Realize uma atividade de escuta e análise de músicas barrocas, como as composições de Johann Sebastian Bach. Os alunos devem identificar os instrumentos utilizados e discutir as emoções que a música evoca. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

4. Teatro Barroco

Os alunos podem encenar uma peça inspirada no teatro barroco, explorando a dramaticidade e os temas comuns da época. Essa atividade pode incluir a criação de figurinos e cenários, promovendo a interdisciplinaridade com a literatura. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR04).

5. Visita Virtual a Museus

Utilize recursos digitais para realizar uma visita virtual a museus que possuem coleções de arte barroca. Os alunos devem escolher uma obra e apresentar suas impressões e aprendizados sobre a peça. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR05).

6. Debate sobre a Influência do Barroco

Promova um debate em sala de aula sobre a influência do barroco nas artes contemporâneas. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de como o barroco ainda se faz presente na arte atual. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR06).

7. Criação de um Diário Artístico

Os alunos podem criar um diário artístico onde registram suas reflexões sobre as obras barrocas estudadas. Essa atividade estimula a escrita criativa e a análise crítica. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR07).

8. Estudo das Cores no Barroco

Realize uma atividade prática onde os alunos experimentam a mistura de cores utilizadas no barroco. Eles devem criar uma paleta de cores e aplicar em suas próprias obras, refletindo sobre a simbologia das cores. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR08).

9. Comparação entre Estilos Artísticos

Os alunos podem comparar o barroco com outros estilos artísticos, como o renascimento e o rococó. Essa atividade pode ser realizada através de apresentações em grupo, onde cada grupo explora um estilo e suas características. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR09).

10. Criação de Esculturas Barrocas

Os alunos podem criar esculturas inspiradas no barroco utilizando argila ou outros materiais. Essa atividade permite que eles explorem a tridimensionalidade e a expressividade das formas barrocas. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR10).

11. Análise de Textos sobre Barroco

Os alunos devem ler e analisar textos que discutem o contexto histórico e cultural do barroco. Em seguida, devem apresentar suas interpretações e como esses textos se relacionam com as obras de arte. Habilidade BNCC: LINGUAGENS (EF15LP01).

12. Criação de um Mural Coletivo

Organize a criação de um mural coletivo que represente a arte barroca. Os alunos devem colaborar para desenhar e pintar elementos que consideram essenciais desse estilo, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR11).

13. Estudo da Arquitetura Barroca

Os alunos podem pesquisar sobre a arquitetura barroca e criar maquetes de edifícios famosos, como a Basílica de São Pedro. Essa atividade promove a compreensão das proporções e do espaço. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR12).

14. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre a arte barroca, abordando suas características e principais artistas. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR13).

15. Reflexão sobre a Arte e a Sociedade

Promova uma discussão sobre como a arte barroca refletia a sociedade da época, incluindo temas como religião e poder. Os alunos devem relacionar esses aspectos com a arte contemporânea. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR14).