15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre arte africana

1. Criação de Máscaras Africanas

Nesta atividade, os alunos poderão explorar a rica tradição das máscaras africanas, que são utilizadas em diversas culturas do continente. Os estudantes podem pesquisar sobre a origem e o significado das máscaras em diferentes etnias, como os povos Bantu e Yoruba. Após a pesquisa, cada aluno deve criar sua própria máscara utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e tecidos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Arte) EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de obras de arte.

2. Pintura de Tecido com Motivos Africanos

Os alunos aprenderão sobre a importância dos tecidos na cultura africana, especialmente os estampados. A atividade consiste em criar estampas inspiradas em padrões africanos, utilizando tintas para tecido. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo as cores e formas que representam diferentes significados culturais. Essa atividade atende à habilidade BNCC (Arte) EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação de diferentes linguagens artísticas.

3. Dança e Ritmo Africano

Os alunos poderão vivenciar a dança africana, que é uma forma de expressão cultural rica em movimentos e ritmos. A atividade envolve a pesquisa sobre diferentes danças, como a dança do leão ou a dança Zulu, seguida de uma prática em sala de aula. Os alunos devem aprender os passos básicos e a importância da dança em celebrações e rituais. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Educação Física) EF15EF01, que propõe a vivência de diferentes manifestações culturais.

4. Contação de Histórias Africanas

Os alunos irão explorar a tradição oral africana através da contação de histórias. Cada aluno deve escolher uma história popular de um país africano e apresentá-la para a turma, utilizando elementos visuais, como ilustrações ou fantoches. Essa atividade estimula a habilidade de comunicação e a valorização da cultura africana, alinhando-se à habilidade BNCC (Linguagens) EF15LP01, que envolve a produção e a apreciação de narrativas.

5. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos poderão construir instrumentos musicais inspirados na tradição africana, como tambores e chocalhos. A atividade envolve a pesquisa sobre os diferentes tipos de instrumentos e seu uso em celebrações e rituais. Após a construção, os alunos podem realizar uma apresentação musical, promovendo a integração entre arte e música. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Arte) EF15AR03, que propõe a criação e a apreciação de obras musicais.

6. Estudo sobre a Arte Rupestre Africana

Nesta atividade, os alunos investigarão a arte rupestre encontrada em diversas regiões da África, como as pinturas de Tassili n’Ajjer. Os alunos devem criar suas próprias representações artísticas em papel, utilizando técnicas que imitam a arte rupestre. Essa atividade promove a apreciação da história e da cultura africana, alinhando-se à habilidade BNCC (História) EF15HI01, que envolve a análise de manifestações culturais.

7. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos trabalharão juntos para criar um mural que represente a diversidade cultural africana. Cada aluno deve contribuir com uma parte do mural, utilizando técnicas de pintura, colagem ou grafite. O mural pode incluir símbolos, cores e imagens que representam diferentes países africanos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Arte) EF15AR04, que propõe a criação coletiva de obras de arte.

8. Exploração da Literatura Africana

Os alunos irão explorar obras de autores africanos, como Chimamanda Ngozi Adichie e Ngũgĩ wa Thiong’o. A atividade consiste em ler trechos selecionados e discutir os temas abordados, como identidade e cultura. Os alunos podem criar um painel com citações e reflexões sobre as obras lidas. Essa atividade atende à habilidade BNCC (Linguagens) EF15LP02, que envolve a leitura e a interpretação de textos literários.

9. Visita Virtual a Museus Africanos

Os alunos poderão realizar uma visita virtual a museus que abrigam arte africana, como o Museu do Ouro na Colômbia ou o Museu Nacional da África do Sul. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório sobre as obras que mais chamaram sua atenção e o contexto cultural delas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Arte) EF15AR05, que propõe a apreciação de obras de arte em diferentes contextos.

10. Criação de um Livro de Receitas Africanas

Os alunos irão pesquisar e compilar receitas tradicionais de diferentes países africanos, como o jollof rice da Nigéria ou o bobotie da África do Sul. Cada aluno pode contribuir com uma receita e ilustrar o livro com imagens e informações sobre a cultura alimentar de cada região. Essa atividade promove a valorização da diversidade cultural e está alinhada com a habilidade BNCC (Ciências) EF15CI01, que envolve a compreensão das práticas culturais e alimentares.