15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Anita Malfatti

1. Estudo da Vida e Obra de Anita Malfatti: Inicie a atividade com uma pesquisa sobre a biografia de Anita Malfatti, abordando suas principais obras e contribuições para a arte moderna no Brasil. Os alunos devem apresentar um resumo em grupo, destacando as habilidades BNCC: EF15AR01 e EF15AR02.

2. Interpretação de Obras: Selecione algumas das obras mais icônicas de Malfatti, como “A Boba” e “O Homem Amarelo”. Os alunos devem analisar as cores, formas e sentimentos transmitidos, desenvolvendo um texto crítico. Habilidades BNCC: EF15AR03 e EF15AR04.

3. Criação de Retratos: Após estudar as obras de Malfatti, os alunos devem criar seus próprios retratos inspirados no estilo da artista. Essa atividade pode incluir técnicas de pintura e colagem, promovendo a habilidade BNCC: EF15AR05.

4. Debate sobre Modernismo: Organize um debate em sala sobre o impacto do modernismo na arte brasileira, com foco na obra de Anita Malfatti. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo as habilidades BNCC: EF15AR06 e EF15AR07.

5. Visita Virtual a Museus: Proponha uma visita virtual a museus que possuem obras de Anita Malfatti. Os alunos devem fazer anotações e discutir suas impressões sobre as obras vistas. Habilidades BNCC: EF15AR08 e EF15AR09.

6. Criação de um Diário Artístico: Os alunos devem manter um diário artístico onde registram suas reflexões sobre as obras de Malfatti e suas próprias criações. Essa atividade estimula a autoexpressão e a habilidade BNCC: EF15AR10.

7. Teatro de Sombras: Inspirados nas obras de Malfatti, os alunos podem criar um teatro de sombras, representando cenas de suas pinturas. Essa atividade promove a criatividade e as habilidades BNCC: EF15AR11 e EF15AR12.

8. Exposição de Arte: Organize uma exposição na escola com as obras criadas pelos alunos inspiradas em Anita Malfatti. Eles devem preparar uma apresentação sobre suas obras, desenvolvendo habilidades de comunicação: EF15AR13.

9. Criação de um Podcast: Os alunos podem criar um podcast discutindo a vida e a obra de Anita Malfatti, entrevistando colegas e professores. Essa atividade estimula a pesquisa e a habilidade BNCC: EF15AR14.

10. Colagem de Estilos: Proponha que os alunos criem uma colagem que misture elementos das obras de Malfatti com suas próprias inspirações. Essa atividade promove a experimentação e a habilidade BNCC: EF15AR15.

11. Roda de Conversa: Realize uma roda de conversa sobre o impacto de Anita Malfatti na arte contemporânea. Os alunos devem trazer suas opiniões e reflexões, desenvolvendo habilidades de argumentação: EF15AR16.

12. Criação de um Mural: Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural inspirado nas obras de Malfatti, utilizando diversas técnicas artísticas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a habilidade BNCC: EF15AR17.

13. Jogo de Perguntas e Respostas: Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre a vida e obra de Anita Malfatti, onde os alunos podem testar seus conhecimentos de forma divertida. Habilidades BNCC: EF15AR18.

14. Estudo Comparativo: Proponha que os alunos comparem as obras de Anita Malfatti com as de outros artistas modernistas, como Tarsila do Amaral. Essa atividade estimula a análise crítica e a habilidade BNCC: EF15AR19.

15. Criação de um Livro de Arte: Os alunos podem criar um livro de arte que compile suas obras e reflexões sobre Anita Malfatti, promovendo a habilidade de escrita e a BNCC: EF15AR20.