15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre animais para ensino fundamental

1. Criação de um Diário de Animais

Nesta atividade, os alunos devem escolher um animal de sua preferência e criar um diário que descreva a rotina desse animal, incluindo alimentação, habitat e comportamento. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC EF15CI01, que aborda a observação e descrição de seres vivos.

2. Mapa Mental sobre Animais em Extinção

Os alunos podem desenvolver um mapa mental que ilustre diferentes espécies de animais em extinção, suas características e os fatores que contribuem para sua extinção. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI02, que trata da importância da biodiversidade e da conservação.

3. Teatro de Fantoches com Animais

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde cada um representa um animal e suas características. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de abordar a habilidade EF15AR02, que envolve a expressão artística e a comunicação.

4. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Animais

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre diferentes animais, suas características e habitats. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI03, que envolve a pesquisa e a troca de informações sobre o meio ambiente.

5. Criação de um Habitat em Miniatura

Nesta atividade, os alunos devem criar um habitat em miniatura para um animal específico, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade se conecta à habilidade EF15CI04, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

6. Pesquisa sobre Animais Marinhos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes tipos de animais marinhos, suas características e a importância dos oceanos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI05, que trata da diversidade dos seres vivos e dos ecossistemas aquáticos.

7. Desenho e Descrição de um Animal Fantástico

Os alunos devem criar um desenho de um animal fantástico e escrever uma descrição detalhada sobre ele, incluindo seu habitat e alimentação. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR01, que envolve a criação artística e a imaginação.

8. Estudo de Caso: Animais em Perigo

Os alunos podem estudar casos de animais que estão em perigo e apresentar soluções para a sua preservação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI06, que aborda a responsabilidade social e ambiental.

9. Criação de um Cartaz Informativo

Os alunos podem criar um cartaz informativo sobre um animal específico, incluindo dados como habitat, alimentação e curiosidades. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI07, que envolve a comunicação e a divulgação de informações científicas.

10. Experiência Científica: Ciclo de Vida de um Animal

Nesta atividade, os alunos podem realizar uma experiência que demonstre o ciclo de vida de um animal, como a borboleta ou a rã. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI08, que trata do estudo dos ciclos de vida dos seres vivos.