15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre animais para educação infantil

1. Exploração de Animais da Fazenda: Leve os alunos a uma visita a uma fazenda ou utilize vídeos e imagens para apresentar os animais típicos desse ambiente. Os alunos podem desenhar seus animais favoritos e compartilhar curiosidades sobre eles. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Teatro de Fantoches: Crie fantoches de animais e organize uma apresentação onde as crianças podem encenar histórias que envolvem esses personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem oral. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Jogo da Memória de Animais: Desenvolva um jogo da memória com imagens de diferentes animais e seus habitats. As crianças podem jogar em duplas, promovendo o trabalho em equipe e a memorização. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Contação de Histórias: Utilize livros ilustrados sobre animais para contar histórias. Após a leitura, as crianças podem desenhar a parte que mais gostaram ou criar uma nova história com os mesmos personagens. Habilidade BNCC: EI03LP01.

5. Atividade de Classificação: Apresente diferentes animais e peça para as crianças classificá-los em grupos, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EI03CT01.

6. Fazendo Máscaras de Animais: Proporcione materiais para que as crianças criem máscaras de seus animais preferidos. Após a confecção, elas podem fazer uma apresentação em que imitam os sons e movimentos dos animais. Habilidade BNCC: EI03EF03.

7. Experimentos com Animais: Realize atividades simples que mostrem o comportamento de alguns animais, como a forma como os peixes nadam ou como os pássaros voam. Utilize vídeos e simulações para enriquecer a experiência. Habilidade BNCC: EI03CN01.

8. Caça ao Tesouro Animal: Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são relacionadas a diferentes animais e seus habitats. As crianças devem encontrar os animais escondidos e aprender sobre eles ao longo do caminho. Habilidade BNCC: EI03EF04.

9. Construindo Habitat: Proponha que as crianças construam em grupo um habitat para um animal específico utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CT02.

10. Desenho e Pintura de Animais: Forneça papel e tintas para que as crianças desenhem e pintem seus animais favoritos. Após a atividade, elas podem apresentar suas obras e explicar por que escolheram aquele animal. Habilidade BNCC: EI03AR01.

11. Roda de Conversa sobre Animais: Organize uma roda de conversa onde cada criança pode compartilhar o que sabe sobre um animal específico. Essa atividade promove a oralidade e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EI03LP02.

12. Jogos de Movimento: Crie jogos que imitem os movimentos dos animais, como pular como um sapo ou rastejar como uma cobra. Essa atividade é divertida e ajuda no desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EI03EF05.

13. Visita a um Zoológico: Se possível, organize uma visita a um zoológico. As crianças podem observar os animais em seu habitat e aprender sobre suas características e cuidados. Habilidade BNCC: EI03CG04.

14. Criação de um Livro de Animais: As crianças podem criar um livro coletivo onde cada uma ilustra e escreve sobre um animal. Esse projeto estimula a leitura e a escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI03LP03.

15. Experiência Sensorial com Animais: Utilize materiais que representem texturas de pelagens, penas e escamas. As crianças podem tocar e descrever as sensações, promovendo a percepção sensorial. Habilidade BNCC: EI03CN02.