15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre anfíbios

1. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem criar um diário de observação onde registrarão suas descobertas sobre anfíbios. Essa atividade pode incluir desenhos, anotações sobre o habitat, alimentação e comportamento dos anfíbios observados. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI01, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Jogo de Memória dos Anfíbios

Desenvolver um jogo de memória com imagens e informações sobre diferentes espécies de anfíbios. Os alunos devem combinar as imagens com os nomes e características dos animais. Essa atividade estimula a memória e a aprendizagem lúdica, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

3. Teatro de Fantoches sobre Anfíbios

Os alunos podem criar fantoches representando diferentes anfíbios e encenar uma peça que mostre a importância desses animais no ecossistema. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que incentiva a expressão artística e a criação de narrativas.

4. Experimento de Metamorfose

Realizar um experimento simples para observar a metamorfose de um girino até se tornar um sapo. Os alunos podem documentar cada fase do desenvolvimento, relacionando com a habilidade EF02CI02, que trata da observação de transformações nos seres vivos.

5. Mapa dos Habitats dos Anfíbios

Os alunos podem criar um mapa que mostre os diferentes habitats onde os anfíbios podem ser encontrados, como florestas, rios e lagoas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02GE01, que envolve a localização e descrição de diferentes ambientes naturais.

6. Pesquisa sobre Anfíbios Ameaçados

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção em sua região. A atividade pode incluir a apresentação dos resultados em sala de aula, alinhando-se à habilidade EF15CI03, que aborda a pesquisa e apresentação de informações científicas.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes espécies de anfíbios, destacando suas características, habitat e importância ecológica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos.

8. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural onde os alunos possam observar anfíbios em seu habitat natural. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF02CI03, que trata da exploração e observação de ambientes naturais.

9. Debate sobre a Conservação dos Anfíbios

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da conservação dos anfíbios e as ameaças que eles enfrentam. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está alinhada à habilidade EF15CI04, que envolve a argumentação e defesa de ideias.

10. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre os anfíbios, abordando suas características, habitat e importância ecológica. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR03, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais.