15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre amizade

1. Cartão da Amizade

Os alunos podem criar cartões personalizados para seus amigos, utilizando materiais como papel colorido, canetinhas e adesivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão de sentimentos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

2. Mural da Amizade

Os alunos podem montar um mural coletivo onde cada um coloca uma foto ou desenho que represente a amizade. Essa atividade promove a interação e o reconhecimento das relações de amizade entre os colegas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que trata da apreciação e criação de obras de arte.

3. Jogo da Amizade

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas sobre amizade e resolver desafios relacionados ao tema. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a reflexão sobre o valor da amizade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

4. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências sobre amizade, discutindo o que significa ser um bom amigo. Essa atividade estimula a comunicação e a empatia. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que envolve a oralidade e a escuta ativa.

5. Poema da Amizade

Os alunos podem escrever poemas sobre a amizade, utilizando rimas e metáforas. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que trata da produção de textos poéticos.

6. Amigo Secreto

Organizar um amigo secreto onde os alunos devem trocar presentes simbólicos e escrever bilhetes sobre o que apreciam nos amigos. Essa atividade promove a valorização das relações interpessoais. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

7. Dramatização de Histórias

Os alunos podem dramatizar histórias que abordam a amizade, utilizando fantoches ou figurinos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que trata da expressão artística por meio da dramatização.

8. Cartilha da Amizade

Os alunos podem criar uma cartilha com dicas sobre como ser um bom amigo, ilustrando com desenhos e textos. Essa atividade desenvolve a escrita e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que envolve a produção de textos informativos.

9. Música da Amizade

Os alunos podem compor uma música sobre amizade, utilizando instrumentos musicais ou apenas a voz. Essa atividade estimula a musicalidade e a colaboração. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que aborda a criação musical.

10. Atividade de Construtivismo

Promover uma atividade onde os alunos devem construir algo juntos, como um projeto de arte ou um jogo. Essa atividade incentiva o trabalho em grupo e a construção de laços de amizade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que trata da colaboração e do respeito mútuo.