15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre amarelinha para educação infantil

15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre amarelinha para educação infantil

A amarelinha é um jogo tradicional que pode ser adaptado para diversas atividades educativas, promovendo o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. A primeira ideia é criar uma amarelinha com números, onde as crianças devem pular de acordo com a sequência numérica. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a contagem e a identificação de números.

A segunda atividade consiste em utilizar a amarelinha para ensinar cores. Cada quadrado pode ser pintado de uma cor diferente, e ao pular, a criança deve nomear a cor em que caiu. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a percepção e a identificação de cores.

Uma terceira ideia é integrar a amarelinha com a linguagem. As crianças podem criar palavras ou sílabas em cada quadrado e, ao pular, devem dizer a palavra completa. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a construção de palavras e frases.

A quarta atividade é a “Amarelinha dos Animais”, onde cada quadrado representa um animal. Ao pular, a criança deve imitar o som do animal correspondente. Essa proposta está relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que incentiva o conhecimento sobre os seres vivos.

A quinta ideia é a “Amarelinha Musical”, onde as crianças devem pular ao som de uma música específica. Quando a música parar, elas devem realizar uma ação relacionada à letra da música. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a apreciação musical e a expressão corporal.

A sexta atividade é a “Amarelinha Matemática”, onde cada quadrado contém uma operação matemática simples. Ao pular, a criança deve resolver a operação correspondente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

Na sétima ideia, a amarelinha pode ser utilizada para trabalhar a coordenação motora. As crianças devem pular em um pé só em determinados quadrados, o que ajuda no desenvolvimento da habilidade motora grossa, conforme a habilidade BNCC EF15EF01.

A oitava atividade é a “Amarelinha das Emoções”, onde cada quadrado representa uma emoção. Ao pular, a criança deve expressar a emoção correspondente. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15PS01, que aborda o reconhecimento e a expressão das emoções.

A nona ideia é a “Amarelinha do Tempo”, onde cada quadrado representa uma estação do ano. Ao pular, a criança deve falar sobre as características da estação correspondente. Essa proposta atende à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve o conhecimento sobre o tempo e as estações.

Por fim, a décima atividade é a “Amarelinha da História”, onde cada quadrado representa um evento histórico. Ao pular, a criança deve contar um pouco sobre o evento correspondente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15HI01, que incentiva o conhecimento sobre a história e a cultura.