15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentos saudáveis e não saudáveis

1. Jogo da Memória dos Alimentos

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao fazer isso, discutir as características de cada alimento. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a identificação de alimentos e suas propriedades.

2. Roda dos Alimentos

Os alunos podem criar uma roda dos alimentos, dividindo os alimentos em categorias como frutas, verduras, grãos, e alimentos processados. Essa atividade estimula a reflexão sobre a alimentação saudável e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da valorização da alimentação saudável.

3. Desenho e Classificação

Peça aos alunos que desenhem seus alimentos favoritos e, em seguida, classifiquem-nos como saudáveis ou não saudáveis. Essa atividade promove a expressão artística e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a análise de hábitos alimentares.

4. Experiência Culinária

Organize uma atividade em que os alunos preparem uma receita saudável, utilizando ingredientes frescos. Após a atividade, discuta os benefícios dos alimentos utilizados, relacionando com a habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis.

5. Debate sobre Alimentos Processados

Promova um debate em sala de aula sobre os prós e contras dos alimentos processados. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e crítica, conforme a habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a formação de opiniões fundamentadas.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os benefícios dos alimentos saudáveis e os malefícios dos alimentos não saudáveis. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de textos informativos.

7. Visita a um Mercado Local

Organize uma visita a um mercado local, onde os alunos podem observar e interagir com diferentes tipos de alimentos. Após a visita, promova uma discussão sobre o que aprenderam, relacionando com a habilidade BNCC EF15LP07, que trata do reconhecimento da diversidade alimentar.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos podem trabalhar em grupos para responder às perguntas, promovendo a colaboração e o aprendizado em equipe, conforme a habilidade BNCC EF15LP08, que aborda a construção de conhecimentos em grupo.

9. Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando o que comem. Depois, discuta em sala de aula a importância de uma alimentação equilibrada, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a reflexão sobre hábitos alimentares.

10. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos podem criar um blog onde compartilham receitas saudáveis e dicas de alimentação. Essa atividade promove a escrita e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que incentiva a produção de textos em diferentes mídias.