15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentos industrializados

1. Análise de Rótulos de Alimentos Industrializados

Os alunos podem trazer diferentes embalagens de alimentos industrializados e realizar uma atividade de análise dos rótulos. Essa atividade deve incluir a identificação de ingredientes, informações nutricionais e data de validade. Os alunos devem discutir a importância de ler os rótulos e como isso pode impactar a saúde. Habilidade BNCC: EF15CI01.

2. Criação de um Diário Alimentar

Os estudantes devem manter um diário alimentar por uma semana, registrando todos os alimentos industrializados que consomem. Após a coleta de dados, eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula, discutindo a frequência de consumo e as escolhas alimentares. Habilidade BNCC: EF15CI02.

3. Debate sobre Alimentos Industrializados

Organizar um debate em sala de aula sobre os prós e contras dos alimentos industrializados. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, incentivando a pesquisa e a argumentação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP12.

4. Experimento de Comparação de Alimentos

Os alunos podem realizar um experimento comparando alimentos industrializados com suas versões caseiras. Eles devem observar diferenças em sabor, textura e valor nutricional, apresentando suas conclusões em um relatório. Habilidade BNCC: EF15CI03.

5. Mapa dos Alimentos Industrializados

Os alunos podem criar um mapa mental ou um mural que ilustre diferentes tipos de alimentos industrializados, suas origens e impactos ambientais. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15CI04.

6. Entrevista com um Nutricionista

Promover uma atividade onde os alunos possam entrevistar um nutricionista sobre os efeitos dos alimentos industrializados na saúde. Essa interação pode ser feita presencialmente ou via videoconferência, e os alunos devem preparar perguntas relevantes. Habilidade BNCC: EF15CI05.

7. Criação de Receitas Saudáveis

Os alunos devem desenvolver receitas que utilizem alimentos industrializados de forma saudável. Eles podem apresentar suas receitas em um livro digital, explicando a escolha dos ingredientes e os benefícios nutricionais. Habilidade BNCC: EF15CI06.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre alimentos industrializados, onde os alunos devem responder questões relacionadas a ingredientes, benefícios e malefícios. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

9. Estudo de Caso: Marcas de Alimentos

Os alunos podem escolher uma marca de alimento industrializado e realizar um estudo de caso, analisando sua publicidade, ingredientes e impacto na saúde. Eles devem apresentar suas descobertas em um seminário. Habilidade BNCC: EF15LP14.

10. Criação de Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de alimentos industrializados. Essa campanha pode incluir cartazes, vídeos e apresentações, visando informar a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP15.