15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável EJA

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Os alunos podem participar de uma oficina onde aprenderão a preparar receitas saudáveis utilizando ingredientes frescos e acessíveis. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre os benefícios de cada ingrediente, promovendo a habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a valorização da alimentação saudável.

2. Criação de um Cardápio Semanal

Nesta atividade, os alunos devem elaborar um cardápio semanal que inclua refeições balanceadas, respeitando as diretrizes de uma alimentação saudável. Essa tarefa estimula a habilidade EF15AR02, que envolve a escolha consciente de alimentos e a organização do consumo alimentar.

3. Debate sobre Alimentação e Saúde

Promover um debate em sala de aula sobre a relação entre alimentação e saúde é uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. A habilidade EF15AR03 da BNCC pode ser trabalhada aqui, incentivando a argumentação e a troca de ideias sobre hábitos alimentares.

4. Visita a um Mercado Municipal

Organizar uma visita a um mercado municipal permite que os alunos conheçam a variedade de alimentos disponíveis e aprendam sobre a importância de consumir produtos locais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR04, que trata da valorização da cultura alimentar local.

5. Jogo de Trivia sobre Alimentação

Desenvolver um jogo de trivia com perguntas sobre alimentação saudável e nutrição pode ser uma forma divertida de aprender. Essa atividade pode abordar a habilidade EF15AR05, que envolve a pesquisa e a disseminação de informações sobre saúde e alimentação.

6. Produção de um Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre a importância da alimentação saudável, abordando temas como a pirâmide alimentar e os grupos de alimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR06, que incentiva a produção de conteúdos informativos.

7. Análise de Rótulos de Alimentos

Realizar uma atividade de análise de rótulos de alimentos ajuda os alunos a entenderem as informações nutricionais e a fazer escolhas mais saudáveis. Essa prática está ligada à habilidade EF15AR07, que trata da leitura crítica de informações sobre alimentos.

8. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas e receitas saudáveis, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR08, que envolve a produção de textos e a comunicação digital.

9. Palestra com Nutricionista

Convidar um nutricionista para falar sobre alimentação saudável e responder perguntas dos alunos é uma ótima maneira de enriquecer o aprendizado. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR09, que incentiva a busca por informações de profissionais da área.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que promovam hábitos alimentares saudáveis e expô-los na escola. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR10, que envolve a produção de materiais informativos e a conscientização da comunidade escolar.