15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável educação física

1. Jogo da Alimentação Saudável

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas sobre alimentação saudável para avançar. As perguntas podem incluir temas como grupos alimentares, benefícios de frutas e vegetais, e a importância da hidratação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Oficina de Receitas Saudáveis

Organize uma oficina onde os alunos possam criar receitas saudáveis utilizando ingredientes acessíveis. Eles podem trabalhar em grupos para preparar pratos e, em seguida, apresentar suas criações para a turma. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Desafio do Lanche Saudável

Proponha um desafio onde os alunos devem trazer lanches saudáveis para a escola. Cada aluno pode apresentar seu lanche, explicando os benefícios dos ingredientes utilizados. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Mapa da Alimentação

Crie um mapa visual que represente os diferentes grupos alimentares e suas funções no corpo humano. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e apresentar informações sobre cada grupo. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Atividade de Hidratação

Realize uma atividade onde os alunos devem monitorar sua ingestão de água ao longo da semana. Eles podem criar gráficos para visualizar seus hábitos de hidratação e discutir a importância da água para a saúde. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Piquenique Saudável

Organize um piquenique onde cada aluno deve trazer um prato saudável. Durante o evento, os alunos podem compartilhar informações sobre os benefícios dos alimentos que trouxeram. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Estudo sobre Etiquetas Nutricionais

Ensine os alunos a ler e interpretar etiquetas nutricionais de produtos alimentícios. Eles podem trazer rótulos de casa e discutir o que cada informação significa. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogo de Memória dos Alimentos

Crie um jogo de memória com cartas que apresentam diferentes alimentos e suas propriedades nutricionais. Os alunos devem combinar os alimentos com seus benefícios. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Campanha de Conscientização

Desenvolva uma campanha de conscientização sobre alimentação saudável, onde os alunos criam cartazes e vídeos para compartilhar com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Experimento de Crescimento de Plantas

Realize um experimento onde os alunos plantam sementes de vegetais e acompanham seu crescimento. Eles podem documentar o processo e discutir a importância do cultivo de alimentos. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. A Importância do Café da Manhã

Promova uma discussão sobre a importância do café da manhã, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e aprender sobre opções saudáveis para essa refeição. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Roda de Conversa sobre Alimentos Regionais

Organize uma roda de conversa onde os alunos podem discutir alimentos típicos da região e suas propriedades nutricionais. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Atividade de Culinária com Frutas

Realize uma atividade de culinária onde os alunos podem preparar smoothies ou saladas de frutas. Eles podem aprender sobre a importância das frutas na dieta. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Análise de Hábitos Alimentares

Peça aos alunos que registrem seus hábitos alimentares por uma semana e, em seguida, analisem se estão consumindo uma dieta equilibrada. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Criação de um Diário Alimentar

Incentive os alunos a manter um diário alimentar por um mês, onde eles registram tudo o que comem e bebem. Isso pode ajudar a identificar padrões e promover escolhas mais saudáveis. Habilidade BNCC: EF15EF15.