15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação ensino fundamental

1. Criação de um Cardápio Saudável

Os alunos podem ser desafiados a criar um cardápio saudável para uma semana, levando em consideração as diretrizes nutricionais. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo deve pesquisar sobre os grupos alimentares e elaborar um cardápio que inclua frutas, verduras, proteínas e grãos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que incentiva a pesquisa e a organização de informações.

2. Oficina de Culinária

Promover uma oficina de culinária onde os alunos possam preparar receitas saudáveis. Os alunos podem aprender sobre a importância de cada ingrediente e como eles contribuem para uma alimentação equilibrada. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a prática de hábitos saudáveis e a valorização da cultura alimentar.

3. Jogo de Memória sobre Alimentos

Desenvolver um jogo de memória com imagens de alimentos saudáveis e suas respectivas propriedades nutricionais. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado sobre a importância de uma alimentação balanceada. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP03, que foca na valorização do conhecimento sobre alimentação.

4. Debate sobre Alimentação e Saúde

Organizar um debate em sala de aula sobre os impactos da alimentação na saúde. Os alunos podem pesquisar diferentes temas, como fast food, dietas e a importância de uma alimentação equilibrada. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP04, que estimula a argumentação e o desenvolvimento do pensamento crítico.

5. Visita a um Mercado ou Feira Livre

Realizar uma visita a um mercado ou feira livre, onde os alunos possam observar e aprender sobre a variedade de alimentos disponíveis. Durante a visita, os alunos podem fazer anotações sobre os preços e a qualidade dos alimentos, relacionando com a habilidade BNCC EF15LP05, que incentiva a observação e a análise do cotidiano.

6. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas de alimentação saudável, receitas e informações sobre nutrição. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a troca de informações entre os alunos. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a produção de textos e a utilização de diferentes mídias.

7. Pôster Educativo sobre Alimentos

Os alunos podem criar pôsteres educativos sobre diferentes grupos alimentares, destacando suas propriedades e benefícios. Os pôsteres podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que incentiva a produção de materiais informativos.

8. Estudo de Caso: Alimentação na Escola

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre a alimentação oferecida na escola, analisando o cardápio e propondo melhorias. Essa atividade estimula a reflexão sobre a alimentação escolar e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP08, que foca na análise crítica de situações do cotidiano.

9. Jogo de Tabuleiro sobre Nutrição

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas sobre nutrição e alimentação saudável para avançar no jogo. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e está conectada à habilidade BNCC EF15LP09, que incentiva o aprendizado colaborativo.

10. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem criar uma campanha de conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, utilizando cartazes, vídeos ou redes sociais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que aborda a produção de conteúdos para diferentes públicos.