15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alfabeto na educação infantil

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento das letras do alfabeto. Os alunos devem criar pares de cartas com letras e imagens que comecem com essas letras. Ao virar duas cartas, eles devem tentar encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que envolve o reconhecimento e a produção de letras.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de um caça-palavras que contenha palavras relacionadas ao alfabeto, como “abacaxi”, “bola” e “cachorro”. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de leitura e a identificação de letras em diferentes contextos, conforme a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

3. Alfabeto Móvel

Utilizando letras móveis, os alunos podem formar palavras e frases. Essa atividade promove a criatividade e a compreensão do uso das letras na formação de palavras. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a construção de palavras a partir de letras isoladas.

4. Pintura de Letras

As crianças podem pintar letras do alfabeto em grandes folhas de papel. Essa atividade não só é divertida, mas também ajuda a desenvolver a coordenação motora e a familiaridade com as formas das letras. Relaciona-se com a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de letras e a expressão artística.

5. Música do Alfabeto

Ensinar uma canção que inclua as letras do alfabeto pode ser uma maneira eficaz de ajudar as crianças a memorizarem as letras. A música estimula a memória auditiva e a repetição, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da oralidade e da musicalidade na educação infantil.

6. Alfabeto em Movimento

Os alunos podem representar as letras do alfabeto com seus corpos, criando formas e movimentos que correspondam a cada letra. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, conforme a habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a expressão e a comunicação por meio do movimento.

7. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem cada letra do alfabeto com desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de letras a palavras e imagens, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos visuais.

8. Bingo do Alfabeto

O bingo é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para o alfabeto. Os alunos devem marcar as letras que são chamadas, ajudando a reforçar o reconhecimento das letras. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP08, que trata do reconhecimento e da leitura de letras.

9. História com Letras

Os alunos podem criar uma história em grupo, onde cada um contribui com uma palavra que comece com uma letra específica. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas, conforme a habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a produção de textos orais e escritos.

10. Jogo de Rimas com Letras

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimem com uma letra ou palavra específica. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a identificação de sons, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que trata da exploração de rimas e sons na língua.