15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alfabeto

1. Jogo da Memória do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto e imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras do Alfabeto

Os alunos recebem uma grade com letras onde devem encontrar palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e a familiaridade com as letras. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto Móvel

Utilizando letras recortadas de papel ou cartões, os alunos devem formar palavras ou frases. Essa atividade promove a prática da escrita e a identificação das letras em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Desenho das Letras

Cada aluno escolhe uma letra do alfabeto e faz um desenho que represente um objeto que comece com essa letra. Após a atividade, os alunos podem apresentar seus desenhos para a turma, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Os alunos aprendem uma canção que inclui todas as letras do alfabeto. A música pode ser acompanhada de gestos ou movimentos, facilitando a memorização e tornando a aprendizagem mais lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Alfabeto em Movimento

Os alunos devem formar as letras do alfabeto com seus corpos, criando uma atividade física que estimula o reconhecimento das letras de forma dinâmica e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Bingo do Alfabeto

Os alunos jogam bingo utilizando cartões com letras. O professor chama palavras e os alunos devem marcar as letras correspondentes. Essa atividade ajuda na identificação e reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Histórias do Alfabeto

Cada aluno cria uma pequena história utilizando palavras que começam com uma letra específica do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Alfabeto Sensorial

Os alunos exploram diferentes texturas e formas de letras, utilizando materiais como areia, papel de lixa e massinha. Essa atividade estimula a percepção sensorial e a identificação das letras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Cartazes do Alfabeto

Os alunos criam cartazes ilustrativos com as letras do alfabeto e objetos que começam com cada letra. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a aprendizagem visual. Habilidade BNCC: EF15LP10.