15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Aleijadinho

1. Análise das Obras de Aleijadinho

Os alunos podem realizar uma análise detalhada das principais obras de Aleijadinho, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e as esculturas dos profetas. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre o contexto histórico e cultural da época, além de discutir as técnicas utilizadas pelo artista. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Criação de Maquetes

Os estudantes podem criar maquetes de algumas das obras de Aleijadinho, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das proporções e detalhes das obras. Habilidade BNCC: ARTES VISUAIS (EF15AR02).

3. Roda de Conversa sobre Barroco

Promover uma roda de conversa sobre o estilo barroco, enfatizando a obra de Aleijadinho. Os alunos podem compartilhar suas impressões e reflexões sobre o impacto do barroco na arte brasileira. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI01).

4. Produção de Texto Criativo

Os alunos podem escrever um conto ou uma crônica inspirada nas obras de Aleijadinho, explorando a imaginação e a narrativa. Essa atividade pode ser complementada com a leitura de textos sobre o artista. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP05).

5. Visita Virtual a Museus

Realizar uma visita virtual a museus que possuem obras de Aleijadinho, como o Museu de Arte da Pampulha. Os alunos podem fazer anotações e discutir as obras vistas. Habilidade BNCC: TECNOLOGIA (EF15TE01).

6. Estudo da Vida de Aleijadinho

Os alunos podem pesquisar e apresentar a biografia de Aleijadinho, discutindo sua infância, formação e as dificuldades que enfrentou. Essa atividade pode incluir uma linha do tempo. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI02).

7. Criação de Cartazes

Os estudantes podem criar cartazes informativos sobre as obras de Aleijadinho, destacando suas características e importância. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: ARTES VISUAIS (EF15AR03).

8. Debate sobre Patrimônio Cultural

Promover um debate sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, utilizando as obras de Aleijadinho como exemplo. Os alunos podem discutir o que pode ser feito para proteger essas obras. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA (EF09GE03).

9. Criação de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos apresentando as obras de Aleijadinho e suas características. Essa atividade pode ser compartilhada nas redes sociais da escola, promovendo a arte. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP06).

10. Estudo Comparativo

Os estudantes podem realizar um estudo comparativo entre as obras de Aleijadinho e outros artistas do barroco, como Francisco de Goya. Essa atividade pode incluir uma apresentação em grupo. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR04).

11. Oficina de Escultura

Realizar uma oficina de escultura onde os alunos possam criar suas próprias obras inspiradas em Aleijadinho, utilizando argila ou outros materiais. Habilidade BNCC: ARTES VISUAIS (EF15AR05).

12. Análise de Fotografias

Os alunos podem analisar fotografias das obras de Aleijadinho, discutindo a iluminação, ângulos e detalhes visuais. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: ARTES VISUAIS (EF15AR06).

13. Criação de um Blog

Os estudantes podem criar um blog sobre Aleijadinho, publicando artigos, imagens e vídeos relacionados às suas obras. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP07).

14. Mapa Cultural

Os alunos podem criar um mapa cultural destacando os locais onde estão as obras de Aleijadinho, como Ouro Preto e Congonhas. Essa atividade pode incluir pesquisa geográfica. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA (EF09GE04).

15. Apresentação de Dança

Os estudantes podem desenvolver uma apresentação de dança inspirada nas emoções que as obras de Aleijadinho transmitem, explorando a conexão entre arte e movimento. Habilidade BNCC: DANÇA (EF15AR07).