15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre água ensino fundamental 2º

1. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração de água utilizando materiais como areia, carvão e pedras. O objetivo é observar como diferentes camadas de materiais podem purificar a água. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI03), que envolve a análise de processos de purificação da água.

2. Criação de Cartazes sobre a Importância da Água

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes informativos que abordem a importância da água para a vida e o meio ambiente. Eles podem incluir dados sobre consumo consciente e preservação. Essa tarefa está relacionada à habilidade HISTORIA – 7º ano – (EF07HI03), que trata da análise de questões ambientais e sociais.

3. Debate sobre a Poluição da Água

Os alunos podem participar de um debate sobre as causas e consequências da poluição da água. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade LINGUA PORTUGUESA – 7º ano – (EF15LP05), que envolve a produção de textos argumentativos.

4. Visita a um Corpo Hídrico Local

Organizar uma visita a um rio, lago ou represa local permite que os alunos observem a qualidade da água e a biodiversidade presente. Essa atividade se relaciona à habilidade GEOGRAFIA – 7º ano – (EF07GE03), que envolve a análise de recursos hídricos e suas características.

5. Jogo de Tabuleiro sobre Ciclo da Água

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre o ciclo da água. A atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI02), que aborda os ciclos naturais.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando a importância da água e como economizá-la. Essa atividade está relacionada à habilidade LINGUA PORTUGUESA – 7º ano – (EF15LP06), que envolve a produção de textos multimídia.

7. Experiência de Evaporação e Condensação

Realizar uma experiência que demonstre os processos de evaporação e condensação da água. Os alunos podem observar como a água se transforma em vapor e depois se condensa novamente. Essa atividade se alinha à habilidade CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI01), que trata dos estados físicos da matéria.

8. Pesquisa sobre Recursos Hídricos no Brasil

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os principais recursos hídricos do Brasil, incluindo rios e lagos. Essa atividade está alinhada à habilidade GEOGRAFIA – 7º ano – (EF07GE02), que envolve a análise da geografia física do país.

9. Criação de um Diário da Água

Os alunos podem criar um diário onde registram o uso da água em suas casas por uma semana. Essa atividade promove a conscientização sobre o consumo e está alinhada à habilidade CIENCIAS – 7º ano – (EF07CI04), que aborda a relação entre consumo e sustentabilidade.

10. Simulação de um Debate sobre Gestão da Água

Os alunos podem simular um debate sobre a gestão dos recursos hídricos em sua cidade, discutindo soluções para problemas como escassez e poluição. Essa atividade se relaciona à habilidade HISTORIA – 7º ano – (EF07HI04), que envolve a análise de políticas públicas.