15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre água ensino fundamental

1. Experimentos com Água e Solubilidade

Os alunos podem realizar experimentos simples para observar a solubilidade de diferentes substâncias em água. Utilizando sal, açúcar e areia, os estudantes podem misturar cada um deles com água e registrar suas observações. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI02), que aborda a investigação de propriedades de materiais e suas interações.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os alunos podem criar uma maquete representando o ciclo da água, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento das etapas do ciclo hidrológico, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI03), que trata do ciclo da água e sua importância para a vida.

3. Jogo da Memória sobre a Água

Desenvolver um jogo da memória com imagens e informações sobre a água, como suas propriedades e usos. Essa atividade promove a fixação do conteúdo de forma lúdica e está relacionada à habilidade CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI01), que envolve a identificação de características da água.

4. Debate sobre a Conservação da Água

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da conservação da água. Os alunos podem pesquisar dados sobre o consumo de água e suas consequências. Essa atividade se alinha à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI04), que discute a relação entre a água e a sustentabilidade.

5. Criação de Pôsteres sobre Poluição da Água

Os alunos podem criar pôsteres informativos sobre a poluição da água, abordando suas causas e consequências. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI05), que trata da relação entre a água e a saúde ambiental.

6. Experiência com Filtração de Água

Realizar uma experiência de filtração de água utilizando materiais como areia, carvão e algodão. Os alunos podem observar como a água suja pode ser purificada. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI06), que envolve a investigação de processos de purificação.

7. Contação de Histórias sobre a Água

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvam a água, como fábulas ou contos que destacam sua importância. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – 5º ano – (EF15LP01), que envolve a produção de textos orais.

8. Experiência de Evaporação da Água

Os alunos podem realizar uma experiência simples para observar o processo de evaporação da água. Colocando água em um recipiente e expondo ao sol, eles podem registrar o tempo necessário para a evaporação. Essa atividade se alinha à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI07), que aborda os estados físicos da água.

9. Mapa da Distribuição da Água no Mundo

Os alunos podem criar um mapa que mostre a distribuição da água doce e salgada no planeta. Essa atividade promove a pesquisa geográfica e está alinhada à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – (EF05GE01), que trata da localização e características dos recursos hídricos.

10. Experiência de Congelação da Água

Os alunos podem realizar uma experiência para observar o processo de congelamento da água, colocando água em diferentes recipientes e observando as mudanças de estado. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI08), que investiga as mudanças de estado físico da água.