15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre agricultura familiar

1. Visita a uma Feira de Agricultura Familiar

Organize uma visita a uma feira de agricultura familiar local. Os alunos poderão observar a diversidade de produtos, interagir com os agricultores e entender a importância da agricultura familiar para a economia local. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a valorização da agricultura sustentável.

2. Criação de um Jardim Escolar

Proponha a criação de um jardim escolar onde os alunos possam plantar e cuidar de hortaliças e ervas. Essa atividade prática permite que os estudantes aprendam sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da agricultura familiar na alimentação saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da produção de alimentos.

3. Palestra com Agricultores Locais

Convide agricultores familiares para uma palestra na escola. Eles podem compartilhar suas experiências, desafios e a importância de suas práticas agrícolas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI03, que incentiva o respeito e a valorização das culturas locais.

4. Oficina de Conservação de Alimentos

Realize uma oficina onde os alunos aprendam técnicas de conservação de alimentos, como a produção de conservas e geleias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI04, que aborda o aproveitamento integral dos alimentos e a redução do desperdício.

5. Pesquisa sobre Produtos Orgânicos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos produtos orgânicos e como a agricultura familiar se relaciona com essa prática. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15CI05, que discute a importância da alimentação saudável e sustentável.

6. Criação de um Blog sobre Agricultura Familiar

Proponha que os alunos criem um blog onde possam compartilhar informações, receitas e dicas sobre a agricultura familiar. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI06, que incentiva a produção de textos e a utilização de diferentes mídias para comunicação.

7. Produção de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre a agricultura familiar na região, entrevistando agricultores e mostrando o dia a dia no campo. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15CI07, que envolve a produção de vídeos e a pesquisa de campo.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Agricultura Familiar

Desenvolva um jogo de tabuleiro que ensine sobre os diferentes tipos de cultivo e a importância da agricultura familiar. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI08, que aborda o conhecimento sobre a biodiversidade e a produção de alimentos.

9. Criação de Receitas com Alimentos Locais

Os alunos podem criar receitas utilizando ingredientes da agricultura familiar local. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI09, que incentiva a valorização da culinária regional e o uso de produtos locais.

10. Simulação de uma Feira de Produtos

Organize uma simulação de feira onde os alunos possam vender produtos que eles mesmos cultivaram ou prepararam. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15CI10, que discute a economia local e a importância do consumo consciente.