15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre adjetivos 5º ano

1. Descrição de Personagens

Nesta atividade, os alunos devem escolher um personagem de um livro ou filme e descrevê-lo utilizando adjetivos. Eles podem criar um cartaz ou uma apresentação digital que inclua pelo menos cinco adjetivos que caracterizam o personagem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos descritivos.

2. Jogo dos Adjetivos

Os alunos formam grupos e recebem cartões com substantivos. Cada grupo deve criar o maior número possível de adjetivos que podem ser usados para descrever o substantivo. Ao final, cada grupo apresenta suas criações, promovendo a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da ampliação do vocabulário.

3. Adjetivos em Poemas

Os alunos devem escrever um poema curto utilizando pelo menos três adjetivos. Após a escrita, eles podem ilustrar o poema, tornando a atividade mais lúdica e visual. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos poéticos.

4. Caça-Palavras de Adjetivos

Crie um caça-palavras com diversos adjetivos. Os alunos devem encontrar e listar os adjetivos encontrados, além de criar frases utilizando cada um deles. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Adjetivos em Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que inclua diálogos e descrições de personagens, utilizando adjetivos para enriquecer a narrativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a criação de narrativas visuais.

6. Adjetivos em Música

Os alunos devem escolher uma música e identificar os adjetivos presentes na letra. Em seguida, eles podem discutir o impacto desses adjetivos na mensagem da música. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a análise de letras de músicas.

7. Adjetivos e Sentimentos

Os alunos devem listar adjetivos que descrevem sentimentos e emoções. Em seguida, eles podem criar um mural com essas palavras e ilustrá-las. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a expressão de sentimentos através da linguagem.

8. Descrição de Imagens

Apresente aos alunos uma imagem e peça que a descrevam utilizando adjetivos. Eles podem trabalhar em duplas para discutir as diferentes percepções que têm da imagem. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a interpretação de imagens e sua descrição.

9. Adjetivos em Anúncios

Os alunos devem criar um anúncio publicitário para um produto fictício, utilizando adjetivos atrativos para descrever o produto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a produção de textos publicitários.

10. Adjetivos e Comparações

Os alunos devem criar frases comparativas utilizando adjetivos, como “mais alto que” ou “menos interessante que”. Eles podem trabalhar em grupos para apresentar suas comparações. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve o uso de comparativos e superlativos.