15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre adjetivos 4º ano

1. Jogo dos Adjetivos

Os alunos devem formar duplas e receber cartas com substantivos. Cada aluno deve escolher um adjetivo que combine com o substantivo da carta do colega. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de ideias, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Descrição de Personagens

Os alunos devem escolher um personagem de um livro ou filme e escrever uma descrição utilizando pelo menos cinco adjetivos. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de escrita e a compreensão de como os adjetivos enriquecem a descrição. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Adjetivos em Ação

Os alunos devem criar uma pequena peça de teatro onde cada personagem deve ser descrito com adjetivos. Após a apresentação, os colegas devem adivinhar quais adjetivos foram utilizados. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo dos Adjetivos

Crie cartelas de bingo com diferentes adjetivos. O professor lê substantivos e os alunos devem marcar os adjetivos que se encaixam. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conhecimento sobre adjetivos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Adjetivos em Imagens

Os alunos devem trazer imagens de revistas e colá-las em um cartaz. Em seguida, devem escrever adjetivos que descrevem as imagens. Essa atividade estimula a observação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Poemas

Os alunos devem escrever um poema curto utilizando pelo menos três adjetivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o uso dos adjetivos na poesia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Adjetivos em Histórias

Os alunos devem escrever uma história curta e destacar os adjetivos utilizados. Após a escrita, os alunos podem compartilhar suas histórias com a turma. Essa atividade promove a escrita criativa e a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartões de Adjetivos

Cada aluno deve criar cartões com adjetivos e seus significados. Em seguida, eles podem trocar os cartões e discutir os significados em grupos. Essa atividade ajuda na compreensão e no uso correto dos adjetivos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Adjetivos em Música

Os alunos devem escolher uma música e identificar os adjetivos presentes na letra. Depois, podem discutir como esses adjetivos contribuem para a mensagem da música. Essa atividade une a música à linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Adjetivos e Sentimentos

Os alunos devem listar adjetivos que descrevem sentimentos e criar uma roda de conversa sobre como os adjetivos podem expressar emoções. Essa atividade promove a empatia e a expressão emocional. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Cartazes de Adjetivos

Os alunos devem criar cartazes com adjetivos e ilustrações que representem cada um deles. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a aprendizagem visual. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Adjetivos em Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar casas ao responder perguntas sobre adjetivos. Essa atividade torna o aprendizado lúdico e interativo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com Adjetivos

Os alunos devem entrevistar um colega e descrever a pessoa utilizando adjetivos. Essa atividade promove a interação e a prática da oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Adjetivos e Natureza

Os alunos devem sair para um passeio e observar a natureza, anotando adjetivos que descrevem o que veem. Depois, podem compartilhar suas observações com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Adjetivos e Cores

Os alunos devem associar adjetivos a cores e criar uma obra de arte utilizando essas cores. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP15.