15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre adjetivos

1. Jogo dos Adjetivos

Uma atividade interativa onde os alunos devem criar frases utilizando adjetivos para descrever objetos da sala de aula. Os alunos podem trabalhar em grupos, escolhendo um objeto e listando adjetivos que o descrevem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Cartões de Adjetivos

Os alunos criam cartões com diferentes adjetivos e os utilizam em um jogo de memória. Cada cartão deve conter um adjetivo e uma imagem que o represente. Essa atividade promove a associação visual e a compreensão do significado dos adjetivos, atendendo à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de textos.

3. Descrição de Personagens

Os alunos devem escolher um personagem de um livro ou filme e descrevê-lo utilizando adjetivos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de descrição, além de trabalhar a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos descritivos.

4. Adjetivos em Ação

Os alunos realizam uma atividade física onde devem se movimentar de acordo com os adjetivos que o professor diz. Por exemplo, “pule alto”, “ande devagar”. Essa atividade lúdica ajuda a fixar o conceito de adjetivos de maneira divertida, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a expressão corporal.

5. Adjetivos em Histórias

Os alunos devem escrever uma história curta utilizando uma lista de adjetivos fornecida pelo professor. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação prática dos adjetivos, atendendo à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de narrativas.

6. Adjetivos em Música

Os alunos escutam uma música e devem identificar os adjetivos presentes na letra. Em seguida, podem discutir o significado e a importância desses adjetivos na canção. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Mapa Mental de Adjetivos

Os alunos criam um mapa mental com adjetivos que descrevem diferentes categorias, como pessoas, lugares e objetos. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os adjetivos, atendendo à habilidade BNCC EF15LP07, que trata da organização de ideias.

8. Adjetivos em Fotografias

Os alunos trazem fotografias de suas famílias ou de lugares que visitaram e devem descrever as imagens utilizando adjetivos. Essa atividade promove a conexão entre a vida pessoal dos alunos e o aprendizado, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos descritivos.

9. Bingo dos Adjetivos

Os alunos jogam bingo utilizando cartões com adjetivos. O professor lê definições ou frases que contenham os adjetivos, e os alunos devem marcar os que correspondem. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do conteúdo, atendendo à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a leitura e interpretação de textos.

10. Adjetivos em Duetos

Os alunos formam duplas e devem criar diálogos curtos utilizando adjetivos. Após a criação, eles apresentam os diálogos para a turma. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos orais.