15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre ácidos e bases

1. Experimento com Indicadores Naturais

Os alunos podem explorar a acidez e a basicidade de diferentes substâncias utilizando indicadores naturais, como o suco de repolho roxo. A atividade consiste em extrair o suco do repolho e utilizá-lo para testar soluções ácidas e básicas, observando as mudanças de cor. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI01.

2. Reação de Neutralização

Os estudantes podem realizar uma atividade prática que envolve a reação de neutralização entre um ácido e uma base, como o vinagre e o bicarbonato de sódio. A proposta é que os alunos observem a efervescência e discutam o que ocorre durante a reação. Essa atividade atende à habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI02.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem o conceito de ácidos e bases, incluindo exemplos do cotidiano e suas propriedades. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a troca de informações entre os alunos. A habilidade BNCC relacionada é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI03.

4. Experiência com pH

Os alunos podem utilizar tiras de papel indicador de pH para medir a acidez de diferentes líquidos, como refrigerantes, sucos e água. Após a medição, eles devem registrar os resultados e discutir a importância do pH em diferentes contextos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI04.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre ácidos e bases pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem se dividir em grupos e responder a perguntas que envolvem definições, exemplos e aplicações. A habilidade BNCC correspondente é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI05.

6. Experimentos com Carbonato de Cálcio

Os alunos podem realizar experimentos com carbonato de cálcio, como a reação com vinagre, para observar a liberação de gás carbônico. Essa atividade permite que os alunos compreendam a relação entre ácidos e bases de forma prática. A habilidade BNCC é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI06.

7. Debate sobre o Uso de Ácidos e Bases na Indústria

Promover um debate sobre o uso de ácidos e bases em processos industriais, como na produção de alimentos e produtos de limpeza, pode ajudar os alunos a entender a importância desses compostos na vida cotidiana. A habilidade BNCC relacionada é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI07.

8. Experiência com Eletrodos

Os alunos podem montar um circuito simples utilizando eletrodos em soluções ácidas e básicas para observar a condução elétrica. Essa atividade proporciona uma compreensão prática sobre a eletrólise e a ionização. A habilidade BNCC é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI08.

9. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando conceitos de ácidos e bases, utilizando animações ou experimentos. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, além de ser uma forma moderna de aprendizado. A habilidade BNCC correspondente é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI09.

10. Visita a Laboratório de Química

Uma visita a um laboratório de química pode proporcionar aos alunos uma visão prática do uso de ácidos e bases em experimentos científicos. Durante a visita, os alunos podem observar reações e discutir a segurança no manuseio dessas substâncias. A habilidade BNCC é: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI10.