15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Revolução de 1930

1. Debate sobre a Revolução de 1930

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir as causas e consequências da Revolução de 1930. Divida a turma em grupos, cada um representando diferentes perspectivas, como os apoiadores de Getúlio Vargas e os opositores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13CHS101, que envolve a análise de diferentes pontos de vista sobre um mesmo evento histórico.

2. Linha do Tempo da Revolução de 1930

Peça aos alunos que criem uma linha do tempo detalhada dos principais eventos que ocorreram durante a Revolução de 1930. Eles devem incluir datas, figuras importantes e descrever brevemente cada evento. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13CHS102, que trata da organização e interpretação de informações históricas.

3. Análise de Documentos Históricos

Forneça aos alunos documentos históricos, como cartas, discursos e artigos de jornais da época da Revolução de 1930. Eles devem analisar esses documentos e apresentar suas conclusões sobre o contexto histórico. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13CHS103, que envolve a análise crítica de fontes históricas.

4. Criação de um Jornal da Época

Os alunos podem criar um jornal fictício que cobre os eventos da Revolução de 1930. Eles devem incluir notícias, editoriais e anúncios, utilizando a linguagem e o estilo da época. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13CHS104, que incentiva a produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

5. Representação Teatral

Proponha que os alunos encenem uma peça teatral que retrate a Revolução de 1930, incluindo personagens como Getúlio Vargas e opositores políticos. Essa atividade pode ajudar a desenvolver a habilidade BNCC EM13CHS105, que envolve a expressão artística e a interpretação de papéis históricos.

6. Mapa Conceitual da Revolução de 1930

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione os principais eventos, figuras e consequências da Revolução de 1930. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13CHS106, que trata da organização do conhecimento por meio de representações gráficas.

7. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar uma atividade de entrevista, onde cada um assume o papel de um personagem histórico da Revolução de 1930. Eles devem preparar perguntas e respostas que reflitam as opiniões e experiências desses personagens. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13CHS107, que envolve a simulação de situações históricas.

8. Pesquisa sobre a Influência da Revolução de 1930

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre como a Revolução de 1930 influenciou a política brasileira nas décadas seguintes. Eles podem apresentar suas descobertas em um trabalho escrito ou uma apresentação oral. Essa atividade atende à habilidade BNCC EM13CHS108, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações históricas.

9. Criação de um Podcast

Proponha que os alunos criem um podcast discutindo a Revolução de 1930, abordando suas causas, eventos principais e consequências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13CHS109, que incentiva a produção de conteúdos em formatos digitais.

10. Análise de Filmes e Documentários

Os alunos podem assistir a filmes ou documentários sobre a Revolução de 1930 e, em seguida, discutir em grupo as representações históricas apresentadas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13CHS110, que envolve a análise crítica de produções audiovisuais.