15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a região Norte do Brasil

1. Mapa Interativo da Região Norte

Os alunos podem criar um mapa interativo da região Norte do Brasil, destacando os estados, capitais e principais características geográficas. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a biodiversidade da Amazônia e a cultura local. Habilidade BNCC: Geografia – EF15GE01.

2. Estudo das Tribos Indígenas

Promover uma pesquisa sobre as diversas tribos indígenas que habitam a região Norte, como os Yanomami e os Ticuna. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Habilidade BNCC: História – EF15HI03.

3. Cozinha Amazônica

Os alunos podem explorar a culinária da região Norte, preparando pratos típicos como o tacacá e o açaí. Essa atividade pode incluir uma discussão sobre os ingredientes locais e sua importância cultural. Habilidade BNCC: Ciências – EF15CI02.

4. Música e Dança da Região Norte

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre as músicas e danças típicas da região, como o carimbó e o brega. A atividade pode incluir uma apresentação musical ou uma dança em sala de aula. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR01.

5. Projetos de Sustentabilidade

Desenvolver um projeto sobre a importância da sustentabilidade na região Norte, abordando temas como desmatamento e preservação da Amazônia. Os alunos podem criar maquetes ou apresentações digitais. Habilidade BNCC: Ciências – EF15CI03.

6. Lendas da Amazônia

Os alunos podem pesquisar e contar lendas e mitos da Amazônia, como a lenda da Iara. Essa atividade pode ser realizada em forma de teatro ou contação de histórias. Habilidade BNCC: Literatura – EF15LP01.

7. Fauna e Flora da Região Norte

Realizar uma pesquisa sobre a fauna e flora da região Norte, destacando espécies ameaçadas de extinção. Os alunos podem criar um mural com imagens e informações sobre essas espécies. Habilidade BNCC: Ciências – EF15CI01.

8. Impactos da Exploração da Amazônia

Os alunos podem investigar os impactos da exploração econômica na Amazônia, como a extração de madeira e a mineração. A atividade pode incluir debates e elaboração de propostas de preservação. Habilidade BNCC: Geografia – EF15GE03.

9. Artesanato Regional

Os alunos podem aprender sobre o artesanato da região Norte, como a produção de objetos em palha e madeira. A atividade pode incluir a confecção de peças artesanais. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR02.

10. Ecoturismo na Amazônia

Promover uma discussão sobre o ecoturismo na região Norte, abordando suas vantagens e desvantagens. Os alunos podem criar um folheto informativo sobre destinos turísticos sustentáveis. Habilidade BNCC: Geografia – EF15GE02.

11. A História da Borracha

Os alunos podem estudar a história da extração de borracha na Amazônia e seu impacto econômico e social. A atividade pode incluir uma linha do tempo e discussões em grupo. Habilidade BNCC: História – EF15HI02.

12. Clima e Vegetação da Região Norte

Realizar uma pesquisa sobre o clima e a vegetação da região Norte, destacando a floresta amazônica e os biomas. Os alunos podem criar gráficos e mapas climáticos. Habilidade BNCC: Geografia – EF15GE04.

13. A Influência da Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem explorar a influência da cultura afro-brasileira na região Norte, incluindo música, dança e culinária. A atividade pode incluir apresentações culturais. Habilidade BNCC: História – EF15HI04.

14. Biodiversidade e Conservação

Desenvolver um projeto sobre a biodiversidade da Amazônia e as iniciativas de conservação. Os alunos podem criar um vídeo ou apresentação sobre o tema. Habilidade BNCC: Ciências – EF15CI04.

15. A Importância dos Rios Amazônicos

Os alunos podem pesquisar sobre os principais rios da região Norte, como o Amazonas e o Tocantins, e sua importância para o ecossistema e as comunidades locais. Habilidade BNCC: Geografia – EF15GE05.