15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Proclamação da República

1. Debate sobre a Proclamação da República

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir os principais motivos que levaram à Proclamação da República em 1889. Divida a turma em grupos, cada um representando diferentes perspectivas, como os militares, os republicanos e os monarquistas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09HI01, que envolve a análise de diferentes pontos de vista sobre eventos históricos.

2. Criação de uma Linha do Tempo

Peça aos alunos que criem uma linha do tempo ilustrativa que destaque os eventos principais que antecederam e sucederam a Proclamação da República. Eles podem incluir datas, figuras importantes e eventos significativos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09HI02, que envolve a construção de cronologias históricas.

3. Produção de um Jornal da Época

Os alunos podem simular a produção de um jornal da época da Proclamação da República, incluindo notícias, editoriais e anúncios. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita criativa, além de atender à habilidade BNCC EF09LP09, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

4. Análise de Documentos Históricos

Apresente documentos históricos relacionados à Proclamação da República e peça aos alunos que analisem seu conteúdo, contexto e importância. Essa atividade é relevante para a habilidade BNCC EF09HI03, que envolve a interpretação de fontes históricas.

5. Dramatização de Eventos Históricos

Os alunos podem encenar a Proclamação da República, representando figuras históricas como Marechal Deodoro da Fonseca e outros protagonistas do evento. Essa atividade promove a empatia e a compreensão histórica, alinhando-se à habilidade BNCC EF09AR01, que envolve a expressão artística.

6. Criação de Cartazes Informativos

Solicite que os alunos criem cartazes informativos sobre a Proclamação da República, destacando suas causas, consequências e figuras importantes. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09LP08, que envolve a produção de textos informativos.

7. Pesquisa sobre a Influência da Proclamação da República

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre como a Proclamação da República influenciou a política brasileira nos anos seguintes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09HI04, que envolve a análise de consequências de eventos históricos.

8. Debate sobre a Constituição de 1891

Promova um debate sobre a Constituição de 1891, que foi elaborada após a Proclamação da República. Os alunos podem discutir suas principais características e implicações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09HI05, que envolve a análise de constituições e seus impactos.

9. Criação de um Podcast

Os alunos podem criar um podcast discutindo a Proclamação da República, incluindo entrevistas fictícias com personagens históricos. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF09LP07, que envolve a produção de textos orais.

10. Análise de Obras de Arte

Apresente obras de arte que retratam a Proclamação da República e peça aos alunos que analisem os elementos visuais e a mensagem transmitida. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09AR02, que envolve a apreciação de obras de arte.