15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Primeira República no Brasil

1. Debate sobre a Política da Primeira República

Organizar um debate em sala de aula sobre os principais aspectos políticos da Primeira República no Brasil. Os alunos podem ser divididos em grupos, cada um representando diferentes partidos políticos da época, como o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM). A atividade deve incluir a pesquisa sobre as ideologias e ações desses partidos, estimulando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Criação de um Jornal da Época

Os alunos podem criar um jornal fictício que retrate os acontecimentos da Primeira República. Essa atividade envolve pesquisa sobre eventos significativos, como a Revolta da Vacina e a Revolução de 1930. Os alunos devem escrever artigos, editoriais e até mesmo criar anúncios da época, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Linha do Tempo Interativa

Desenvolver uma linha do tempo interativa que destaque os principais eventos da Primeira República. Os alunos podem utilizar ferramentas digitais para criar a linha do tempo, incluindo imagens, vídeos e textos explicativos. Essa atividade ajuda a compreender a cronologia dos eventos e suas inter-relações. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

4. Análise de Cartas e Documentos Históricos

Propor a leitura e análise de cartas e documentos históricos da época, como as correspondências de Getúlio Vargas ou discursos de políticos da Primeira República. Os alunos devem discutir o contexto histórico e a importância desses documentos para a compreensão da política da época. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

5. Representação Teatral de Eventos Históricos

Os alunos podem encenar eventos importantes da Primeira República, como a Revolução de 1930 ou a Revolta da Vacina. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

6. Estudo de Caso: A Revolta da Vacina

Realizar um estudo de caso sobre a Revolta da Vacina, onde os alunos devem pesquisar as causas, consequências e o contexto social da época. Em seguida, podem apresentar suas conclusões em forma de seminário, desenvolvendo habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

7. Mapa Conceitual sobre a Economia da Época

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione os principais aspectos econômicos da Primeira República, como a cafeicultura e a política do café com leite. Essa atividade ajuda a visualizar as interconexões entre economia e política, promovendo uma compreensão mais profunda do período. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

8. Entrevista com “Personagens Históricos”

Os alunos podem realizar entrevistas simuladas com personagens históricos da Primeira República, como Washington Luís ou Rui Barbosa. Essa atividade estimula a pesquisa sobre as biografias e contribuições desses personagens, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

9. Criação de um Podcast sobre a Primeira República

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas relevantes da Primeira República, como a política do café com leite e as revoltas populares. Essa atividade incentiva a pesquisa, a escrita e a habilidade de falar em público, além de utilizar tecnologia de forma criativa. Habilidade BNCC: EM13CHS109.

10. Análise de Imagens e Cartazes da Época

Propor uma atividade de análise de imagens e cartazes da Primeira República, onde os alunos devem discutir o que essas imagens representam em termos de ideologia e propaganda política. Essa atividade promove a interpretação crítica de fontes visuais e a discussão sobre a comunicação na política. Habilidade BNCC: EM13CHS110.