15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Páscoa ensino fundamental

1. Caça aos Ovos de Páscoa

A atividade de caça aos ovos de Páscoa é uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora e a resolução de problemas. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber pistas que os levarão a diferentes locais da escola, onde encontrarão ovos de Páscoa escondidos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos e a interpretação de pistas.

2. Criação de Cartões de Páscoa

Os alunos podem criar cartões de Páscoa utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção de arte. Os cartões podem ser trocados entre os alunos, promovendo a interação social.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Promover uma sessão de contação de histórias sobre a Páscoa é uma excelente maneira de desenvolver a habilidade de escuta e interpretação. Os alunos podem ouvir histórias que abordam o significado da Páscoa e, em seguida, discutir suas impressões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a análise de narrativas.

4. Oficina de Culinária: Ovos de Chocolate

Organizar uma oficina de culinária onde os alunos aprendem a fazer ovos de chocolate é uma forma prática de trabalhar matemática e ciências. Os alunos podem medir ingredientes e entender o processo de derretimento do chocolate, relacionando-se com a habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a resolução de problemas com medidas.

5. Criação de um Mural Temático

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural temático sobre a Páscoa, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de se relacionar com a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de obras de arte coletivas.

6. Jogo da Memória com Símbolos da Páscoa

Desenvolver um jogo da memória utilizando símbolos e imagens relacionadas à Páscoa é uma forma lúdica de trabalhar a memória e a concentração. Os alunos podem criar suas próprias cartas e jogar em duplas ou grupos, o que se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de jogos e brincadeiras.

7. Pesquisa sobre Tradições de Páscoa

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as diferentes tradições de Páscoa ao redor do mundo. Essa atividade pode ser apresentada em forma de painel ou apresentação oral, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações sobre culturas diversas.

8. Teatro de Fantoches: A História da Páscoa

Os alunos podem criar um teatro de fantoches para contar a história da Páscoa. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de se relacionar com a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a dramatização de histórias e a construção de narrativas.

9. Atividade de Matemática: Contagem de Ovos

Utilizar ovos de Páscoa de plástico para realizar atividades de contagem e operações matemáticas é uma forma divertida de trabalhar a matemática. Os alunos podem contar, somar e subtrair utilizando os ovos, relacionando-se com a habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a contagem e operações básicas.

10. Reflexão sobre o Significado da Páscoa

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa é uma atividade que estimula o pensamento crítico e a empatia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF01, que envolve a discussão de valores e ética.